FT-CI

ELEIÇÕES ARGENTINAS

A Frente de Esquerda e dos Trabalhadores fez uma eleição histórica

06/11/2013

A Frente de Esquerda e dos Trabalhadores fez uma eleição histórica

Derrota do governo e perspectivas de crise política

Os resultados das eleições confirmaram a derrota anunciada do kirchnerismo. A Frente para la Victoria (FpV) perdeu nos principais distritos do país e, sobretudo na Província de Buenos Aires onde a Frente Renovador (FR) de Sergio Massa o superou por 12 pontos. Entretanto, o governo conseguiu recuperar algo do perdido nas PASO, garantindo uma maioria exígua (se apela a “aliados”) em ambas as câmaras. Comparado com os comícios nacionais de 2011 onde CFK obteve 54% a queda foi grande (21 pontos), mas em relação a importante derrota nas legislativas de 2009 após o lock-out agrário, onde ficaram sem quórum, a possibilidade de manter poder no Congresso poderia ser vista como uma arma com a qual tentaram sustentar a governabilidade até as eleições presidenciais. Apesar de tudo, a crise do kirchnerismo é grande, inclusive diferentemente de 2009 não tem sucessor caro como naquele momento o próprio Nestor ou Cristina Kirchner. Ademais, a FPV está dividida internamente e nada indica que não haja novos desprendimentos.

A vitória de Massa favorece um setor que, provindo centralmente do oficialismo busca jogar um papel pelo Fora FpV com uma linha de maior mão dura e uma maior afinidade com o establishment favorável a um ajuste mais direto contra os trabalhadores. Mas a liderança de Massa se circunscreve ã província de Buenos Aires e necessita de projeção nacional para ser presidenciável quando são muitos os “caciques” que disputam a cabeça de uma restauração conservadora. Um primeiro sintoma dos desafios que deverá afrontar o massismo foi a ruptura dos deputados do PRO com a Frente Renovadora ao dia anterior ás eleições e quando Mauricio Macri se candidatou publicamente para presidente em 2015.

O outro setor favorecido da eleição foi o “pan-radicalismo” do qual surgem como presidenciáveis o “socialista” amigo da UCR, Hermes Binner, que ganhou em Santa Fé, o radical direitista Julio Cobos, que fez uma boa eleição na Capital. Seguramente, não sem contradições, disputarão a liderança de uma oposição de direita não peronista.

Transição incerta

O grande problema para garantir uma transição ordenada para 2015, objetivo que compartilham FpV, as grandes patronais e a oposição burguesa é o recrudescimento da interna na coalizão do mesmo governo. O debilitado kirchnerismo terá que optar entre apoiar um candidato surgido dos governadores pejotistas próximos ao FpV ou tentar condicionar a quem seja eleito pelo PJ. Por outro lado, já há um novo enfrentamento com Daniel Scioli, a quem os K buscam converter no bode expiatório da derrota. O vice-governador da província de Buenos Aires, Gabriel Mariotto acusou Sciolli e Insaurralde de terem feito uma campanha “vazia”.

Além da luta aberta isso dá conta de uma crise adicional. A campanha “vazia” delata que os K terminaram de sacrificar sua imagem progressista tomando de cheio a agenda da direita com eixo na segurança e propondo a volta de um novo ciclo de endividamento com os organismos de crédito internacionais.

Mas na coalizão de governo não só tem crise o kirchnerismo. Também podem entrar na disputa os poderes “territoriais” de governadores e intendentes, nervo motor do peronismo governante. A “liga dos governadores” do PJ, aliada ao FpV busca evitar a sangria e fechar o passo ã Massa, enquanto este se propõe a criar uma “liga de intendentes” nacional para estender sua figura para além da Província de Buenos Aires.

Outro pilar histórico do peronismo em crise é a burocracia sindical. Dividida em seus favores a distintos partidos patronais e desprestigiada antes as bases, seu papel político hoje é quase nulo. Resta ver se a CGT de Caló no próximo período manterá sua lealdade ao kirchnerismo ou dará passos a unidade com o moyanismo passando para a oposição.

Em meio do fim de ciclo kirchnerista uma crise política da coalizão de governo pode determinar o futuro da política nacional. O panorama é mais incerto se temos em conta as contradições do “modelo” econômico: o governo foi incapaz de parar a sangria de reservas e deter a inflação. Sua orientação iniciada com o acordo com o CIADI e o Banco Mundial defenderá cedo ou tarde um ajuste contra os trabalhadores. Frente a todas estas “coalizões” burguesas tem debilidade para propor-se como alternativa clara de poder. Neste contexto, a intervenção da Corte Suprema, declarando constitucional a Lei de Meios, lhe assenta um duro revés a outro ator importante da oposição: o grupo Clarín.

O avanço da esquerda classista

Neste fim de ciclo kirchnerista, para os trabalhadores se trata de postular uma posição política própria, independente dos partidos da burguesia e preparar-se ante qualquer tentativa de descarregar a crise sobre suas costas. Neste sentido, o dado relevante dos comícios de 27 de outubro, de transcendência histórica, foi a grande eleição da FIT que obteve uma bancada de deputados no Congresso. Até o direitista La Nacion nas palavras de seu colunista Carlos Pagni, reconhece que a perspectiva de um ajuste encontra um limite no voto da Frente de Izquierda (29/10). Desde a sua formação em 2011 a Frente de Izquierda deu um salto histórico. Em 27 de outubro conquistamos três deputados nacionais, ademais para derrotar a fraude em Córdoba e que devolvam a bancada que corresponde ás forças da FIT, assim como lutando no escrutínio definitivo pelas duas bancadas de Jujuy.

Num país em que a classe trabalhadora vem de uma tradição majoritariamente peronista a extraordinária eleição da FIT mostra uma mudança na subjetividade política de faixas importantíssimas da classe trabalhadora e da juventude. Diferentemente de outras “frentes de esquerda” esta é uma coalizão da esquerda classista que não vai detrás de nenhum setor patronal. A “Nueva Izquierda” que soube se aliar ao Proyecto Sur hoje vai colada em Victor De Gennaro da CTA na Província de Buenos Aires, que ficou reduzida ã sua mínima expressão, como aqueles que como Zamora só aparecem para as eleições.

Os resultados obtidos pela FIT fortalecem e multiplicam as forças dos que lutam por defender a todos e cada um dos setores oprimidos, pelas conquistas da classe operária, dos direitos das mulheres trabalhadoras, dos LGBTTIs, pelas liberdades democráticas. A bancada da FIT em Neuquén já demonstrou como referência da forte mobilização de rechaço entreguista com a Chevron, com um projeto de lei elaborado no debate com os trabalhadores estatais para acabar com o emprego precário no Estado provincial e nestes dias com a apresentação de um projeto pelo boleto gratuito para os estudantes. As bancadas obtidas no Congresso, nas legislaturas provinciais e nos conselhos deliberativos serão postos a serviço da luta de classes e da perspectiva estratégica de construir um grande partido revolucionário da classe trabalhadora.

Notas relacionadas

No hay comentarios a esta nota

Periodicos

  • PTS (Argentina)

  • Actualidad Nacional

    MTS (México)

  • EDITORIAL

    LTS (Venezuela)

  • DOSSIER : Leur démocratie et la nôtre

    CCR NPA (Francia)

  • ContraCorriente Nro42 Suplemento Especial

    Clase contra Clase (Estado Español)

  • Movimento Operário

    MRT (Brasil)

  • LOR-CI (Bolivia) Bolivia Liga Obrera Revolucionaria - Cuarta Internacional Palabra Obrera Abril-Mayo Año 2014 

Ante la entrega de nuestros sindicatos al gobierno

1° de Mayo

Reagrupar y defender la independencia política de los trabajadores Abril-Mayo de 2014 Por derecha y por izquierda

La proimperialista Ley Minera del MAS en la picota

    LOR-CI (Bolivia)

  • PTR (Chile) chile Partido de Trabajadores Revolucionarios Clase contra Clase 

En las recientes elecciones presidenciales, Bachelet alcanzó el 47% de los votos, y Matthei el 25%: deberán pasar a segunda vuelta. La participación electoral fue de solo el 50%. La votación de Bachelet, representa apenas el 22% del total de votantes. 

¿Pero se podrá avanzar en las reformas (cosméticas) anunciadas en su programa? Y en caso de poder hacerlo, ¿serán tales como se esperan en “la calle”? Editorial El Gobierno, el Parlamento y la calle

    PTR (Chile)

  • RIO (Alemania) RIO (Alemania) Revolutionäre Internationalistische Organisation Klasse gegen Klasse 

Nieder mit der EU des Kapitals!

Die Europäische Union präsentiert sich als Vereinigung Europas. Doch diese imperialistische Allianz hilft dem deutschen Kapital, andere Teile Europas und der Welt zu unterwerfen. MarxistInnen kämpfen für die Vereinigten Sozialistischen Staaten von Europa! 

Widerstand im Spanischen Staat 

Am 15. Mai 2011 begannen Jugendliche im Spanischen Staat, öffentliche Plätze zu besetzen. Drei Jahre später, am 22. März 2014, demonstrierten Hunderttausende in Madrid. Was hat sich in diesen drei Jahren verändert? Editorial Nieder mit der EU des Kapitals!

    RIO (Alemania)

  • Liga de la Revolución Socialista (LRS - Costa Rica) Costa Rica LRS En Clave Revolucionaria Noviembre Año 2013 N° 25 

Los cuatro años de gobierno de Laura Chinchilla han estado marcados por la retórica “nacionalista” en relación a Nicaragua: en la primera parte de su mandato prácticamente todo su “plan de gobierno” se centró en la “defensa” de la llamada Isla Calero, para posteriormente, en la etapa final de su administración, centrar su discurso en la “defensa” del conjunto de la provincia de Guanacaste que reclama el gobierno de Daniel Ortega como propia. Solo los abundantes escándalos de corrupción, relacionados con la Autopista San José-Caldera, los casos de ministros que no pagaban impuestos, así como el robo a mansalva durante los trabajos de construcción de la Trocha Fronteriza 1856 le pusieron límite a la retórica del equipo de gobierno, que claramente apostó a rivalizar con el vecino país del norte para encubrir sus negocios al amparo del Estado. martes, 19 de noviembre de 2013 Chovinismo y militarismo en Costa Rica bajo el paraguas del conflicto fronterizo con Nicaragua

    Liga de la Revolución Socialista (LRS - Costa Rica)

  • Grupo de la FT-CI (Uruguay) Uruguay Grupo de la FT-CI Estrategia Revolucionaria 

El año que termina estuvo signado por la mayor conflictividad laboral en más de 15 años. Si bien finalmente la mayoría de los grupos en la negociación salarial parecen llegar a un acuerdo (aún falta cerrar metalúrgicos y otros menos importantes), los mismos son un buen final para el gobierno, ya que, gracias a sus maniobras (y las de la burocracia sindical) pudieron encausar la discusión dentro de los marcos del tope salarial estipulado por el Poder Ejecutivo, utilizando la movilización controlada en los marcos salariales como factor de presión ante las patronales más duras que pujaban por el “0%” de aumento. Entre la lucha de clases, la represión, y las discusiones de los de arriba Construyamos una alternativa revolucionaria para los trabajadores y la juventud

    Grupo de la FT-CI (Uruguay)