FT-CI

Estados Unidos: Declaração da Fração Trotskista - Quarta Internacional

Abaixo as leis racistas do imperialismo norte-americano

18/04/2006

Abaixo as leis racistas do imperialismo norte-americano

> Abaixo as leis racistas do imperialismo norte-americano

> Pela unidade da classe operária, todo apoio aos imigrantes nos Estados Unidos

> Fora o imperialismo da América Latina

As mobilizações de mais de um milhão de pessoas nos Estados Unidos, com centro em Los Angeles (Califórnia) colocou em evidência o problema da imigração ilegal. Estas mobilizações, até hoje enormemente controladas, chegaram a desatar uma importante participação de setores juvenis, sobretudo entre os estudantes secundaristas latinos, que contra as ameaças das autoridades marcham espontâneamente contra a reacionária lei HR 4437.
Esta ampla mobilização de latinos, assim como também de asiáticos, tem golpeado nas principais cidades como expressão de um movimento que vem se gestando contra as políticas migratórias reacionárias, e mais em geral contra a opressão que sofrem, não só a comunidade latina, como também a comunidade negra, asiática e árabe (que vem sendo golpeada especialmente desde 2001).

Apesar da enorme presença de trabalhadores imigrantes, ã frente das marchas se encontram líderes religiosos (mayoritariamente da igreja católica), empresários e políticos, sobretudo democratas. O Partido Democrata que nas últimas eleições perdeu peso na comunidade latina porque não apresentava em matéria de imigração (neme m nenhum outro tema) alternativa alguna frente aos republicanos, tem se colocado ã cabeça deste movimento, com a clara intenção deconter o enorme fenômeno que surgiu. Não há que se esquecer que uma das firguras mais destacadas da marcha em Los Angeles foi o próprio prefeito da cidade Antonio Villarraigosa (um democrata em pleno ascenso). Estes dirigentes buscam cortar pela raiz qualquer potencial mobilizador e sobretudo qualquer impacto que possa ter entre a classe operária norte-americana e os milhões de pobres brancos, negros e imigrantes "legais"que vivem nesse país. Seu objetivo de canalizar esta mobilização não é um segredo: levar os milhões que se opõem ã militarização da fronteira e a criminalização dos sem papéis detrás da lei McCain/Kennedy, apoiada pelo mesmo Bush e os patrões.

Durante anos a patronal vem utilizando os imigrantes como mão-de-obra barata, contratando trabalhadores sem directos democráticos nem sindicais, com salários baixíssimos. Nos Estados Unidos vivem mais de doze milhões de trabalhadores sem documentos submetidos ã exploração capitalista e obrigados a viver na sombra da ilegalidade. É esta patronal a que apóia em alto e bom som a lei "alternativa" do Senado, a mesma lei que cinicamente impulsionam os democratas dentro do mesmo movimento, com a ajuda de dirigentes sindicais e figuras da comunidade latina.

O debate sobre a imigração aberto pela aprovação parcial da lei ultra-reacionária HR 4437, que converte em criminosos os trabalhadores e imigrantes e militariza a fronteira com o México, tem desatado a mobilização. O ‘acordo"entre senadores republicanos e democratas, os empresários e até mesmo Bush tenta ser ultilizado para aprovar uma lei cujo único objetivo é legalizar a contratação de mão-de-obra barata e mantém os pilares centrais da política imperialista atual sobre os imigrantes.

O cinismo de Bush, dos democratas e dos empresários não têm limites, hoje enchem a boca falando dos directos daqueles que fogem de seus países de origen justamente por causa dos planos de fome e miséria que o mesmo imperialismo norte-americano impõe na região, e são acatados pelos regimes capachos da América Latina.

Na própria América Latina a política represiva do estado imperialista faz eco nos governos capachos que são cúmplices direta ou indiretamente, seja bloqueando o trânsito de imigrantes, como o governo mexicano que deposita esperanças (e assim grandes expectativas) na lei de Bush, além de freiar a passagem de irmãos centro-americanos por sua fronteira sul, os deportando (após submetê-los a humilhações só comparáveis com as aplicadas pela patrulha de fronteira norte-americana). Enquanto isso, outros capachos não param de agradar o amo norte-americano, permitindo a instalação de tropas (Colombia, Ecuador e Paraguai). Mas a vassalagem mais profunda é sem dúvida a aplicação dos planos econômicos que submetem em nosso continente a milhões na pobreza, enquanto entregam nossos recursos naturais, e se enriquecem fazendo negócios baseados na exploração da "vantagem"da mão-de-obra barata. Neste sentido, os novos tratados de livre comércio, como o CAFTA (na América Central) ou os TLC que impulsionam o imperialismo e os governos capachos, não representam outra coisa que reforçar esta submissão.

Nenhuma das leis em discussão é garantia da legalização, nem outorga aos trabalhadores imigrantes os direitos mais elementares no país regiro pelo nefasto Ato Patriótico, que limita os direitos democráticos do conjunto da população, em especial de seus trabalhadores e dos milhões de imigrantes (ainda os "legais"). A entrada em cena dos imigrantes, que representam um setor superexplorado do movimento operário norte-americano (junto aos trabalhadores negros e as mulheres operárias) pode jogar um papel progressivo na situação atual que atravessa o proletariado de conjunto nos Estados Unidos. Seus setores organizados, que hoje não têm resposta frente aos ataques patronais, encontrarão na mobilização independente dos imigrantes sem documentos um forte aliado na luta contra a mesma patronal e o governo que ataca suas conquistas sob o discurso de um ‘mercado de trabalho competitivo’. Hoje mais do que nunca, as organizações operárias combativas e de esquerda têm que apostar nesta mobilização e na unidade de classe inquebrantável frente ao ataque racista e xenófobo que buscará base entre a classe operária branca que vê dia-a-dia como caem drásticamente suas condições trabalhistas enquanto a grande patronal se enriquece com as vantagens impositivas e as "facilidades" que lhe outorgam o governo republicano e os democratas.

Frente a esta ofensiva sobre os irnãos imigrantes dizemos:

 Abaixo as leis racistas do imperialismo: As leis imperialistas não são alternativa para os trabalhadores. O recente "acordo"que nem sequer conseguiu ser aprovado no Senado como proposta (travado pelos setores mais conservadores) é um novo engano para os milhões de trabalhadores sem documentos. Só gerará novas divisões entre os imigrantes (dividindo-os em categorias de ilegais) e refor;cará a perseguição de todos aqueles que estejam por fora da lei.

 Legalização total de todos os imigrantes que vivem e trabalham nos Estados Unidos. Iguais direitos e igual salário para todos os trabalhadores e trabalhadoras. Unidade da classe operária para enfrentar os ataques patronais, ao mesmo governo que criminaliza e persegue aos trabalhadores sem documentos e que impõe leis anti-operárias, ataca o salário, a assistência médica e as aposentadorias de todos os trabalhadores.

 Não ás políticas de perseguição e de militarização da fronteira.. O conjunto dos trabalhadores deve se opor ã medidas repressivas que hoje afetam aos imigrantes. É necessário enfrentar a propaganda anti-imigrante e a discriminação que tem sido historicamente uma ferramenta dos patrões. Cada trabalhador imigrante perseguido e deportado debilitará a luta da classe operária. Cada medida contrária a leis e práticas discriminatórias fortalecerá o conjunto do proletariado. No caminho de unir a toda a classe operária é necessário terminar com o racismo e a discriminação existente nas próprias fileiras dos trabalhadores. Durante décadas o discurso racista vem impondo divisões étnicas, de gênero, culturais e econômicas. A classe operária norte-americana poderá enfrentar os ataques patronais se destrói estas divisões e enfrenta a seu próprio governo.

 Unidade com os trabalhadores de todo o continente. Os imigrantes que chegam aos Estados Unidos fogem de seus países de origem produto dos planos de fome e miséria impostos pelo imperialismo norte-americano, e inclusive de intervenções políticas e militares. A luta contra os planos imperialistas fortalece a luta dos imigrantes, e um triunfo dos imigrantes no coração dos Estados Unidos seria um duro golpe para aqueles que impõem o saque imperialista de nosso continente.

A partir desta perspectiva, denunciamos a política conciliadora da principal central sindical, AFL-CIO, que durante anos permitiu a contratação de trabalhadores sem nenhum direito e alentou o chovinismo dentro da mesma classe operária. Hoje, a direção dos grandes sindicatos vai atrás dos empresários e dos políticos patronais e apóiam uma lei que legaliza a mão-de-obra barata, e longe de ser uma alternativa, reforçará os abusos patronais sobre os trabalhadores imigrantes e atacarão assim ao conjunto da classe operária. Ao mesmo tempo vem sendo a burocracia sindical a que entrega as conquistas operárias, apesar das novas mostras de disposição á luta como a greve do transporte em Nova York ou na Boeing em 2005.

Hoje mais do que nunca a nova farsa dos políticos patronais que tentarão usar o debate migratório para fazer campanha eleitoral e demagogia sobre a enorme comunidade latina, e ao mesmo tempo seguir semeando divisões entre a classe operária organizada, centralmente entre os setores brancos pobres e negros que vêem nos imigrantes como competidores no mercado de trabalho, devemos impulsionar a mais ampla mobilização da classe operária pela defesa dos tabalhadores sem documentos e pelos direitos de todos os trabalhadores. Os sindicatos que agrupam a grandes setores imigrantes (como o SEIU e o UNITE-HERE, que dizem se opor a criação de trabalhadores de segunda com o programa de vistos temporais) devem impulsioná-la decididamente e retirar seu apoio ao partido democrata e aos empresários.

Como em nosso continente o imperialismo norte-americano tenta impor em todo o mundo seus interesses, utilizando todos os meios disponíveis. Assim mantém há três anos a ocupação militar no Iraque, contra milhões que se mobilizaram ao redor do mundo contra a guerra e inclusive contra milhares que se mobilizaram em seu próprio país. Os trabalhadores e estudantes dos Estados Unidos, onde amplos setores estão exigindo a retirada das tropas do Iraque, devem se mobilizar e apoiar ativamente todos os esforços das massas da região para conseguir o fim da ocupação e a saída imediata das tropas imperialistas, e se solidarizar com os povos do Iraque e de todo Oriente Médio que enfrentam a ofensiva política, militar e diplomática do imperialismo norte-americano.

Os trabalhadores de toda América Latina devemos apoiar e apostar na mais ampla mobilização independente dos imigrantes, em unidade com toda a classe operária norte-americana, na perspectiva de fortalecer nosso aliado estratégico na luta contra a opressão e a exploração imperialista.

A opressão e exploração nos dividem em ambos os lados da fronteira. Só uma perspectiva revolucionária poderá unir os tabalhadores e o povo

  • TAGS
Notas relacionadas

No hay comentarios a esta nota

Periodicos

  • PTS (Argentina)

  • Actualidad Nacional

    MTS (México)

  • EDITORIAL

    LTS (Venezuela)

  • DOSSIER : Leur démocratie et la nôtre

    CCR NPA (Francia)

  • ContraCorriente Nro42 Suplemento Especial

    Clase contra Clase (Estado Español)

  • Movimento Operário

    MRT (Brasil)

  • LOR-CI (Bolivia) Bolivia Liga Obrera Revolucionaria - Cuarta Internacional Palabra Obrera Abril-Mayo Año 2014 

Ante la entrega de nuestros sindicatos al gobierno

1° de Mayo

Reagrupar y defender la independencia política de los trabajadores Abril-Mayo de 2014 Por derecha y por izquierda

La proimperialista Ley Minera del MAS en la picota

    LOR-CI (Bolivia)

  • PTR (Chile) chile Partido de Trabajadores Revolucionarios Clase contra Clase 

En las recientes elecciones presidenciales, Bachelet alcanzó el 47% de los votos, y Matthei el 25%: deberán pasar a segunda vuelta. La participación electoral fue de solo el 50%. La votación de Bachelet, representa apenas el 22% del total de votantes. 

¿Pero se podrá avanzar en las reformas (cosméticas) anunciadas en su programa? Y en caso de poder hacerlo, ¿serán tales como se esperan en “la calle”? Editorial El Gobierno, el Parlamento y la calle

    PTR (Chile)

  • RIO (Alemania) RIO (Alemania) Revolutionäre Internationalistische Organisation Klasse gegen Klasse 

Nieder mit der EU des Kapitals!

Die Europäische Union präsentiert sich als Vereinigung Europas. Doch diese imperialistische Allianz hilft dem deutschen Kapital, andere Teile Europas und der Welt zu unterwerfen. MarxistInnen kämpfen für die Vereinigten Sozialistischen Staaten von Europa! 

Widerstand im Spanischen Staat 

Am 15. Mai 2011 begannen Jugendliche im Spanischen Staat, öffentliche Plätze zu besetzen. Drei Jahre später, am 22. März 2014, demonstrierten Hunderttausende in Madrid. Was hat sich in diesen drei Jahren verändert? Editorial Nieder mit der EU des Kapitals!

    RIO (Alemania)

  • Liga de la Revolución Socialista (LRS - Costa Rica) Costa Rica LRS En Clave Revolucionaria Noviembre Año 2013 N° 25 

Los cuatro años de gobierno de Laura Chinchilla han estado marcados por la retórica “nacionalista” en relación a Nicaragua: en la primera parte de su mandato prácticamente todo su “plan de gobierno” se centró en la “defensa” de la llamada Isla Calero, para posteriormente, en la etapa final de su administración, centrar su discurso en la “defensa” del conjunto de la provincia de Guanacaste que reclama el gobierno de Daniel Ortega como propia. Solo los abundantes escándalos de corrupción, relacionados con la Autopista San José-Caldera, los casos de ministros que no pagaban impuestos, así como el robo a mansalva durante los trabajos de construcción de la Trocha Fronteriza 1856 le pusieron límite a la retórica del equipo de gobierno, que claramente apostó a rivalizar con el vecino país del norte para encubrir sus negocios al amparo del Estado. martes, 19 de noviembre de 2013 Chovinismo y militarismo en Costa Rica bajo el paraguas del conflicto fronterizo con Nicaragua

    Liga de la Revolución Socialista (LRS - Costa Rica)

  • Grupo de la FT-CI (Uruguay) Uruguay Grupo de la FT-CI Estrategia Revolucionaria 

El año que termina estuvo signado por la mayor conflictividad laboral en más de 15 años. Si bien finalmente la mayoría de los grupos en la negociación salarial parecen llegar a un acuerdo (aún falta cerrar metalúrgicos y otros menos importantes), los mismos son un buen final para el gobierno, ya que, gracias a sus maniobras (y las de la burocracia sindical) pudieron encausar la discusión dentro de los marcos del tope salarial estipulado por el Poder Ejecutivo, utilizando la movilización controlada en los marcos salariales como factor de presión ante las patronales más duras que pujaban por el “0%” de aumento. Entre la lucha de clases, la represión, y las discusiones de los de arriba Construyamos una alternativa revolucionaria para los trabajadores y la juventud

    Grupo de la FT-CI (Uruguay)