FT-CI

Egito

Diante dos incidentes de Port Said se reabre a crise política

03/02/2012

Os violentos incidentes em Port Said após uma partida de futebol não foram mais um enfretamento entre simpatizantes de dois times rivais mas algo que emerge de uma situação instável e repleta de profundas contradições sociais e políticas. No dia seguinte de uma das jornadas mais violentas dos últimos anos que deixou um saldo de 73 mortos e centenas de feridos, uma multidão voltou a tomar as ruas de Cairo para exigir o fim do governo militar, responsabilizando o governo pelo desastre e acusando-o de ter instigado os enfrentamentos. Segundo o que denunciam os simpatizantes do time agredido, a maioria dos mortos são espectadores que tentavam fugir desesperadamente do estádio, mas encontraram as portas fechadas e perderam a vida no corre-corre. As hipóteses são várias: desde quem suspeita da participação das forças de segurança nos incidentes com o objetivo de justificar com a violência a continuidade das medidas repressivas, até os que afirmam que se tratou de uma vingança da polícia contra os “ultras” – os grupos das torcidas de futebol que atuaram em defesa da praça Tahrir em diversas mobilizações enfrentando a repressão e tiveram um papel destacado na chamada “batalha dos camelos” na qual foram derrotadas as forças de Mubarak. No entanto, mais além de como tenham se desencadeado os fatos, o certo é que, como em incidentes anteriores como o ataque orquestrado contra os cristãos coptas em outubro de 2011, todos os indícios apontam para as forças de segurança.

A Irmandade Muçulmana fez eco com as denuncias contra funcionários do regime e convocou uma sessão de emergência do parlamento para tratar de conter a situação. O Conselho Supremo das Forças Armadas, antecipando-se ã resposta popular, decretou três dias de luto, aceitou a renúncia do governo de Port Said e prendeu a chefe de segurança do local. Entretanto, estas medidas não foram suficientes para evitar o estouro de uma nova crise política com final incerto.

Há um ano das mobilizações que culminaram na queda de Mubarak o processo revolucionário egípcio continua aberto. As eleições legislativas atuaram como um certo desvio diante das intensas mobilizações de novembro. Graças ao acordo com a Irmandade Muçulmana e o aval dos Estados Unidos e outras potências imperialistas, a junta militar se mante
ve no poder e nomeou um de seus agentes, Al Ganzuri, como primeiro ministro. Como resultados das eleições, os dois partidos islamistas – o Partido da Liberdade e da Justiça (Irmandade Muçulmana) e Al Nur ligado ao islamismo salafista – se transformaram nas principais forças politicas do país, com uma maioria parlamentar que gira em torno de 70% entre ambos. Mas este desvio está longe de ter se consolidado. Os incidentes de Port Said não goram um estouro de uma violência isolada. Poucos dias antes, uma mobilização massiva que tentava chegar ao parlamento para exigir o fim do regime militar se encontrou com uma importante força de choque da Irmandade Muçulmana que aos golpes tentou dissolver o protesto. A mobilização colocou em questão a legitimidade do parlamento e abriu um questionamento sobre a capacidade da Irmandade Muçulmana para atuar ao mesmo tempo como força auxiliar e polícia do regime militar contra os setores mais radicalizados dos jovens e trabalhadores.

As profundas contradições que levaram ã explosão do processo revolucionário ressurgem com força nas mobilizações e greves, como se viu no imponente protesto do dia 25 de janeiro a propósito do primeiro aniversário do inicio das mobilizações, que reuniu centenas de milhares de pessoas sob a consigna de “abaixo o regime militar”.

O exército, a burguesia local, os partidos que defendem o estado capitalista – sejam liberais ou islà¢micos como a Irmandade Muçulmana – e o imperialismo buscam estabilizar uma “transição” para um regime de democracia burguesa tutelada, que preserve o papel dos militares como instituição fundamental do regime e garanta seus interesses econômicos e geopolíticos, entre eles o tratado de paz com o estado de Israel. Depois de um ano de luta, o caráter contra-revolucionário deste plano começa a ser evidente para setores da vanguarda operária e da juventude que tiraram a conclusão de que estas forças estão expropriando sua revolução e que devem enfrentá-las. Para derrota-las é necessário forjar uma aliança operária e popular e preparar uma greve geral insurrecional que coloque abaixo o regime militar com a perspectiva de colocar de pé um governo dos trabalhadores e do povo.

02-02-2012

Notas relacionadas

No hay comentarios a esta nota

Periodicos

  • PTS (Argentina)

  • Actualidad Nacional

    MTS (México)

  • EDITORIAL

    LTS (Venezuela)

  • DOSSIER : Leur démocratie et la nôtre

    CCR NPA (Francia)

  • ContraCorriente Nro42 Suplemento Especial

    Clase contra Clase (Estado Español)

  • Movimento Operário

    MRT (Brasil)

  • LOR-CI (Bolivia) Bolivia Liga Obrera Revolucionaria - Cuarta Internacional Palabra Obrera Abril-Mayo Año 2014 

Ante la entrega de nuestros sindicatos al gobierno

1° de Mayo

Reagrupar y defender la independencia política de los trabajadores Abril-Mayo de 2014 Por derecha y por izquierda

La proimperialista Ley Minera del MAS en la picota

    LOR-CI (Bolivia)

  • PTR (Chile) chile Partido de Trabajadores Revolucionarios Clase contra Clase 

En las recientes elecciones presidenciales, Bachelet alcanzó el 47% de los votos, y Matthei el 25%: deberán pasar a segunda vuelta. La participación electoral fue de solo el 50%. La votación de Bachelet, representa apenas el 22% del total de votantes. 

¿Pero se podrá avanzar en las reformas (cosméticas) anunciadas en su programa? Y en caso de poder hacerlo, ¿serán tales como se esperan en “la calle”? Editorial El Gobierno, el Parlamento y la calle

    PTR (Chile)

  • RIO (Alemania) RIO (Alemania) Revolutionäre Internationalistische Organisation Klasse gegen Klasse 

Nieder mit der EU des Kapitals!

Die Europäische Union präsentiert sich als Vereinigung Europas. Doch diese imperialistische Allianz hilft dem deutschen Kapital, andere Teile Europas und der Welt zu unterwerfen. MarxistInnen kämpfen für die Vereinigten Sozialistischen Staaten von Europa! 

Widerstand im Spanischen Staat 

Am 15. Mai 2011 begannen Jugendliche im Spanischen Staat, öffentliche Plätze zu besetzen. Drei Jahre später, am 22. März 2014, demonstrierten Hunderttausende in Madrid. Was hat sich in diesen drei Jahren verändert? Editorial Nieder mit der EU des Kapitals!

    RIO (Alemania)

  • Liga de la Revolución Socialista (LRS - Costa Rica) Costa Rica LRS En Clave Revolucionaria Noviembre Año 2013 N° 25 

Los cuatro años de gobierno de Laura Chinchilla han estado marcados por la retórica “nacionalista” en relación a Nicaragua: en la primera parte de su mandato prácticamente todo su “plan de gobierno” se centró en la “defensa” de la llamada Isla Calero, para posteriormente, en la etapa final de su administración, centrar su discurso en la “defensa” del conjunto de la provincia de Guanacaste que reclama el gobierno de Daniel Ortega como propia. Solo los abundantes escándalos de corrupción, relacionados con la Autopista San José-Caldera, los casos de ministros que no pagaban impuestos, así como el robo a mansalva durante los trabajos de construcción de la Trocha Fronteriza 1856 le pusieron límite a la retórica del equipo de gobierno, que claramente apostó a rivalizar con el vecino país del norte para encubrir sus negocios al amparo del Estado. martes, 19 de noviembre de 2013 Chovinismo y militarismo en Costa Rica bajo el paraguas del conflicto fronterizo con Nicaragua

    Liga de la Revolución Socialista (LRS - Costa Rica)

  • Grupo de la FT-CI (Uruguay) Uruguay Grupo de la FT-CI Estrategia Revolucionaria 

El año que termina estuvo signado por la mayor conflictividad laboral en más de 15 años. Si bien finalmente la mayoría de los grupos en la negociación salarial parecen llegar a un acuerdo (aún falta cerrar metalúrgicos y otros menos importantes), los mismos son un buen final para el gobierno, ya que, gracias a sus maniobras (y las de la burocracia sindical) pudieron encausar la discusión dentro de los marcos del tope salarial estipulado por el Poder Ejecutivo, utilizando la movilización controlada en los marcos salariales como factor de presión ante las patronales más duras que pujaban por el “0%” de aumento. Entre la lucha de clases, la represión, y las discusiones de los de arriba Construyamos una alternativa revolucionaria para los trabajadores y la juventud

    Grupo de la FT-CI (Uruguay)