FT-CI

Brasil

Governo Dilma: a estabilidade política de um castelo de cartas

25/02/2015

Governo Dilma: a estabilidade política de um castelo de cartas

Se estivéssemos como a plateia em meio a peça dos primeiros meses do novo governo Dilma o cenário seria devastador. A combinação de elementos dinâmicos levava a crer uma crise já no início do novo governo: a economia caminha para uma recessão, o novo ministro anuncia ajustes contra os direitos trabalhistas, as montadoras anunciam demissões - com greves amplas, é eleito um desafeto de Dilma como presidente da câmara, os escândalos de corrupção da operação Lava-Jato se aprofundam e a popularidade da presidenta cai em níveis de junho. Nesse contexto que, entre boatos e intrigas ganha o vocabulário das massas a palavra “impeachment”.

Esse era o cenário no início, mas a peça continuou. E o fato é que se olhássemos uma fotografia do quadro político atual dá a impressão de uma conjuntura relativamente mais amena. Parecem ter se desenvolvido elementos de equilíbrio no governo, um pequeno fôlego.

O fato é que, de lá pra cá nessas semanas, o governo Dilma (com ajuda de Lula) vem “mexendo os pauzinhos” para reconstituir elementos de estabilidade política. No nível da economia, tem combinado um discurso “firme” de Joaquin Levy em defesa dos ajustes, mas negociando com as grandes centrais uma possibilidade de sutil concessão (modificando uma das MPs sobre o seguro-desemprego, reduzindo o prazo para o benefício, no marco ainda de um grande ataque); frente ao regime político, Dilma e Lula tem se reunido sistematicamente com PMDB (Temer, Renan Calheiros, Sergio Cabral, Eduardo Paes...e mesmo com Eduardo Cunha) para fazer os “negócios políticos” que agrade a base aliada.

E como coroamento da mudança de estratégia, Dilma tem vindo a público. Tem discutido na imprensa os ajustes, tem feito marketing presidencial nas obras e gestões do governo e, principalmente, tem atacado a oposição na questão da corrupção. Uma e várias vezes Dilma tem tentado envolver o governo FHC nos escândalos da Petrobrás, dizendo que desde aquela época já existia corrupção, mas agora estão investigando mais.

Parece que o governo vem tendo certo sucesso: abafou um pouco o “debate impeachment” e tem tentado até se aventurar contra a oposição (PSDB). As dúvidas que ficam são duas: qual o preço político e qual a durabilidade desse equilíbrio?

Sem dúvida se pudermos falar de “equilíbrio”, teríamos que acrescentar um “instável” como complemento, e devemos notar que estamos no plano da conjuntura imediata (e não da situação geral que continua turbulenta): a recessão continua caminhando, os ajustes continuam afetando os trabalhadores, os escândalos de corrupção estão aí e a popularidade de Dilma continua baixa.

Mas o fundamental aqui é outra questão: o custo político (se é que podemos falar nesses termos) desse equilíbrio instável é a mais intragável política de aliança com setores reacionários do regime político brasileiro. O emblemático acordo com Eduardo Cunha (que chegou a um acordo na questão dos ajustes e da corrupção – de ser menos espalhafatoso) tem aberto uma avenida para que esse político ataque qualquer direito democrático, seja das mulheres (como a questão do aborto) ou dos LGBTs, chegando a acelerar projetos como estatuto da família, que prevê a adoção de crianças apenas por heterossexuais, únicos que podem ser considerados família.

Assim o governo Dilma se assemelha a um endividado que contrai novo empréstimo para pagar as dívidas. Está apenas cavando novas contradições e estilhaçando qualquer elemento progressista nesse governo. Hoje, a oposição não fala mais em impeachment, mas como parte de um acordo espúrio, e sabendo que, sendo parte dos interesses de todos os partidos dominantes, não é vantajoso criar uma instabilidade maior, ainda mais num país com enorme crise de representatividade. Isso porque com um PT atacando trabalhadores e fazendo concessões a setores reacionários em direitos democráticos, até poderíamos dizer que fica pouco espaço para a oposição!

Assim, podemos notar que a estabilidade atual é como um castelo de cartas, que fez a oposição “parar de assoprar”, mas manteve a janela de ventos das lutas operárias aberta: o PT pode fazer acordos detestáveis com partidos como PMDB e com burocracias sindicais, mas diante de sua crise histórica não será mais tão fácil controlar o movimento operário, que já protagoniza no começo do ano greves como a da Volks e da GM na indústria, faz uma greve histórica de professores no Paraná (contra os arrochos governamentais) e outros movimentos como a recente greve de caminhoneiros.

Esse é o maior foco de instabilidade e o maior entrave para um governo petista em crise se tornar “estável”.

Notas relacionadas

No hay comentarios a esta nota

Periodicos

  • PTS (Argentina)

  • Actualidad Nacional

    MTS (México)

  • EDITORIAL

    LTS (Venezuela)

  • DOSSIER : Leur démocratie et la nôtre

    CCR NPA (Francia)

  • ContraCorriente Nro42 Suplemento Especial

    Clase contra Clase (Estado Español)

  • Movimento Operário

    MRT (Brasil)

  • LOR-CI (Bolivia) Bolivia Liga Obrera Revolucionaria - Cuarta Internacional Palabra Obrera Abril-Mayo Año 2014 

Ante la entrega de nuestros sindicatos al gobierno

1° de Mayo

Reagrupar y defender la independencia política de los trabajadores Abril-Mayo de 2014 Por derecha y por izquierda

La proimperialista Ley Minera del MAS en la picota

    LOR-CI (Bolivia)

  • PTR (Chile) chile Partido de Trabajadores Revolucionarios Clase contra Clase 

En las recientes elecciones presidenciales, Bachelet alcanzó el 47% de los votos, y Matthei el 25%: deberán pasar a segunda vuelta. La participación electoral fue de solo el 50%. La votación de Bachelet, representa apenas el 22% del total de votantes. 

¿Pero se podrá avanzar en las reformas (cosméticas) anunciadas en su programa? Y en caso de poder hacerlo, ¿serán tales como se esperan en “la calle”? Editorial El Gobierno, el Parlamento y la calle

    PTR (Chile)

  • RIO (Alemania) RIO (Alemania) Revolutionäre Internationalistische Organisation Klasse gegen Klasse 

Nieder mit der EU des Kapitals!

Die Europäische Union präsentiert sich als Vereinigung Europas. Doch diese imperialistische Allianz hilft dem deutschen Kapital, andere Teile Europas und der Welt zu unterwerfen. MarxistInnen kämpfen für die Vereinigten Sozialistischen Staaten von Europa! 

Widerstand im Spanischen Staat 

Am 15. Mai 2011 begannen Jugendliche im Spanischen Staat, öffentliche Plätze zu besetzen. Drei Jahre später, am 22. März 2014, demonstrierten Hunderttausende in Madrid. Was hat sich in diesen drei Jahren verändert? Editorial Nieder mit der EU des Kapitals!

    RIO (Alemania)

  • Liga de la Revolución Socialista (LRS - Costa Rica) Costa Rica LRS En Clave Revolucionaria Noviembre Año 2013 N° 25 

Los cuatro años de gobierno de Laura Chinchilla han estado marcados por la retórica “nacionalista” en relación a Nicaragua: en la primera parte de su mandato prácticamente todo su “plan de gobierno” se centró en la “defensa” de la llamada Isla Calero, para posteriormente, en la etapa final de su administración, centrar su discurso en la “defensa” del conjunto de la provincia de Guanacaste que reclama el gobierno de Daniel Ortega como propia. Solo los abundantes escándalos de corrupción, relacionados con la Autopista San José-Caldera, los casos de ministros que no pagaban impuestos, así como el robo a mansalva durante los trabajos de construcción de la Trocha Fronteriza 1856 le pusieron límite a la retórica del equipo de gobierno, que claramente apostó a rivalizar con el vecino país del norte para encubrir sus negocios al amparo del Estado. martes, 19 de noviembre de 2013 Chovinismo y militarismo en Costa Rica bajo el paraguas del conflicto fronterizo con Nicaragua

    Liga de la Revolución Socialista (LRS - Costa Rica)

  • Grupo de la FT-CI (Uruguay) Uruguay Grupo de la FT-CI Estrategia Revolucionaria 

El año que termina estuvo signado por la mayor conflictividad laboral en más de 15 años. Si bien finalmente la mayoría de los grupos en la negociación salarial parecen llegar a un acuerdo (aún falta cerrar metalúrgicos y otros menos importantes), los mismos son un buen final para el gobierno, ya que, gracias a sus maniobras (y las de la burocracia sindical) pudieron encausar la discusión dentro de los marcos del tope salarial estipulado por el Poder Ejecutivo, utilizando la movilización controlada en los marcos salariales como factor de presión ante las patronales más duras que pujaban por el “0%” de aumento. Entre la lucha de clases, la represión, y las discusiones de los de arriba Construyamos una alternativa revolucionaria para los trabajadores y la juventud

    Grupo de la FT-CI (Uruguay)