FT-CI

Declaração de emergência da LER-QI

Incêndio em Santa Maria (RS): mais uma tragédia fruto da ganância capitalista!

27/01/2013

Com muita tristeza e revolta, recebemos a notícia de que na madrugada deste domingo, 27 de janeiro, cerca de 245 jovens morreram e 110 ficaram feridos após um incêndio em uma casa noturna na cidade de Santa Maria no Rio Grande do Sul. Muitas das vítimas são estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e de outras universidades da cidade. Mais uma caso que escancara a miséria que o capitalismo e sua sanha insaciável por lucro pode oferecer aos jovens. Os fatos e os relatos das testemunhas não deixam a menor dúvida de que essa tragédia poderia ter sido facilmente evitada se fossem adotados os mínimos critérios de segurança. Quase a totalidade das mortes foram causadas por asfixia ou então por pisoteio e não por queimaduras, o que, segundo a análise de técnicos, significa que as pessoas morreram porque foram impedidas de sair do local a tempo.

O relato de testemunhas que estavam no local durante o incêndio e sobreviveram mostram até que ponto pode chegar a barbárie capitalista. Segundo elas, quando o fogo começou a se alastrar e as pessoas começaram a correr, os seguranças da casa fecharam a saída para impedir que as pessoas saíssem do bar sem pagar a comanda e garantir o lucro da noite! Um absurdo que não pode passar impune!

A casa de shows Kiss tinha capacidade para cerca de 2000 pessoas, número próximo ao de presentes no momento do incêndio, e contava apenas com uma porta de saída. Com essa estrutura, fica impossível explicar como a casa, que era uma das mais tradicionais e conhecidas da cidade de Santa Maria (que tem menos de 300 mil habitantes), conseguiu um dia obter alvará de funcionamento, que, entre outras coisas, requer um “plano de prevenção de combate ao incêndio”. Mesmo assim, esse alvará estava vencido desde agosto do ano passado.

Todos sabemos que não apenas casas de show, mas também fábricas, escolas e hospitais, sejam públicos ou privados, funcionam em péssimas condições de segurança e acesso e que estão suscetíveis a tragédias semelhantes a qualquer momento. Em todos ás cidades do país os órgãos de fiscalização atuam segundo os interesses dos prefeitos e vereadores que usam os alvarás como moeda de troca para angariar apoio de empresários durante as eleições. Por isso não podemos aceitar as condolências de senhores como o prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer (PMDB), e do governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT). São responsáveis e devem ser punidos. Desde que tomou a posição, há muitos anos atrás, de não apenas capitular frente ao Estado da burguesia, mas governa-lo diretamente em aliança a partidos nascidos e criados debaixo das asas do coronelismo como o PMDB, o PT assumiu para si a o mesmo trato que a burguesia carrega desde sua formação no engenho, na senzala e nos navios negreiros: tratar a vida dos trabalhadores e do povo pobre brasileiro como mercadorias descartáveis a serviço de seus interesses e lucros! Chega da hipocrisia de Dilma e Lula que a cada tragédia anunciada, como os deslizamentos que todos os anos ocorrem na região serrana do Rio de Janeiro e nas periferias de todo o país, aparecem para dar falsas declarações de solidariedade quando na prática seu governo é responsável direto pelas péssimas condições de segurança sejam nas moradias, no trabalho ou lazer. Cancelam suas viagens e chamam a imprensa para chorar “lagrimas de crocodilo” em frente as câmeras enquanto as famílias ficam com toda dor e tristeza. Nada é feito até a próxima tragédia e as cenas puramente demagógicas se repetem. Abaixo a impunidade reinante em todos os casos de catástrofes contra nossa classe!

Devemos exigir a imediata investigação e punição de todos os responsáveis! Pela formação de uma comissão de averiguação independente da prefeitura e do governo do Estado encabeçada por sindicatos, associações de moradores, de direitos humanos, comissão de familiares dos mortos e feridos, com toda liberdade e garantias democráticas (acesso aos inquéritos, perícias, depoimentos, alvarás, documentos e trâmites dos órgãos da prefeitura e da defesa civil)! Imediata destituição dos secretários municipais responsáveis, dos dirigentes dos órgãos de fiscalização e do prefeito Cezar Schirmer! Punição aos donos da casa de shows!

Exigimos também a elaboração e implementação de um plano de obras públicas para readequar os prédios públicos e privados as condições de segurança estabelecidas por trabalhadores e usuários e a expropriação das empresas e proprietários que descumprirem tais condições!

Expressamos toda nossa solidariedade aos familiares e amigos das vítimas! Transformemos nossa revolta e indignação em combustível para lutar contra essa estrutura social assassina, coloquemos fim a essa sequencia de tragédias anunciadas!

Notas relacionadas

No hay comentarios a esta nota

Periodicos

  • PTS (Argentina)

  • Actualidad Nacional

    MTS (México)

  • EDITORIAL

    LTS (Venezuela)

  • DOSSIER : Leur démocratie et la nôtre

    CCR NPA (Francia)

  • ContraCorriente Nro42 Suplemento Especial

    Clase contra Clase (Estado Español)

  • Movimento Operário

    MRT (Brasil)

  • LOR-CI (Bolivia) Bolivia Liga Obrera Revolucionaria - Cuarta Internacional Palabra Obrera Abril-Mayo Año 2014 

Ante la entrega de nuestros sindicatos al gobierno

1° de Mayo

Reagrupar y defender la independencia política de los trabajadores Abril-Mayo de 2014 Por derecha y por izquierda

La proimperialista Ley Minera del MAS en la picota

    LOR-CI (Bolivia)

  • PTR (Chile) chile Partido de Trabajadores Revolucionarios Clase contra Clase 

En las recientes elecciones presidenciales, Bachelet alcanzó el 47% de los votos, y Matthei el 25%: deberán pasar a segunda vuelta. La participación electoral fue de solo el 50%. La votación de Bachelet, representa apenas el 22% del total de votantes. 

¿Pero se podrá avanzar en las reformas (cosméticas) anunciadas en su programa? Y en caso de poder hacerlo, ¿serán tales como se esperan en “la calle”? Editorial El Gobierno, el Parlamento y la calle

    PTR (Chile)

  • RIO (Alemania) RIO (Alemania) Revolutionäre Internationalistische Organisation Klasse gegen Klasse 

Nieder mit der EU des Kapitals!

Die Europäische Union präsentiert sich als Vereinigung Europas. Doch diese imperialistische Allianz hilft dem deutschen Kapital, andere Teile Europas und der Welt zu unterwerfen. MarxistInnen kämpfen für die Vereinigten Sozialistischen Staaten von Europa! 

Widerstand im Spanischen Staat 

Am 15. Mai 2011 begannen Jugendliche im Spanischen Staat, öffentliche Plätze zu besetzen. Drei Jahre später, am 22. März 2014, demonstrierten Hunderttausende in Madrid. Was hat sich in diesen drei Jahren verändert? Editorial Nieder mit der EU des Kapitals!

    RIO (Alemania)

  • Liga de la Revolución Socialista (LRS - Costa Rica) Costa Rica LRS En Clave Revolucionaria Noviembre Año 2013 N° 25 

Los cuatro años de gobierno de Laura Chinchilla han estado marcados por la retórica “nacionalista” en relación a Nicaragua: en la primera parte de su mandato prácticamente todo su “plan de gobierno” se centró en la “defensa” de la llamada Isla Calero, para posteriormente, en la etapa final de su administración, centrar su discurso en la “defensa” del conjunto de la provincia de Guanacaste que reclama el gobierno de Daniel Ortega como propia. Solo los abundantes escándalos de corrupción, relacionados con la Autopista San José-Caldera, los casos de ministros que no pagaban impuestos, así como el robo a mansalva durante los trabajos de construcción de la Trocha Fronteriza 1856 le pusieron límite a la retórica del equipo de gobierno, que claramente apostó a rivalizar con el vecino país del norte para encubrir sus negocios al amparo del Estado. martes, 19 de noviembre de 2013 Chovinismo y militarismo en Costa Rica bajo el paraguas del conflicto fronterizo con Nicaragua

    Liga de la Revolución Socialista (LRS - Costa Rica)

  • Grupo de la FT-CI (Uruguay) Uruguay Grupo de la FT-CI Estrategia Revolucionaria 

El año que termina estuvo signado por la mayor conflictividad laboral en más de 15 años. Si bien finalmente la mayoría de los grupos en la negociación salarial parecen llegar a un acuerdo (aún falta cerrar metalúrgicos y otros menos importantes), los mismos son un buen final para el gobierno, ya que, gracias a sus maniobras (y las de la burocracia sindical) pudieron encausar la discusión dentro de los marcos del tope salarial estipulado por el Poder Ejecutivo, utilizando la movilización controlada en los marcos salariales como factor de presión ante las patronales más duras que pujaban por el “0%” de aumento. Entre la lucha de clases, la represión, y las discusiones de los de arriba Construyamos una alternativa revolucionaria para los trabajadores y la juventud

    Grupo de la FT-CI (Uruguay)