FT-CI

Argentina: segue a luta dos professores

Kirchner envia a gendarmaria a Santa Cruz

28/04/2007 La Verdad Obrera N° 231

Kirchner com a gendarmaria em Santa Cruz. A Praça de Maio com os trabalhadores

Já não podem esconder, ainda que anulem as absolvições de Menen aos velhos genocidas Videla e Massera. É a primeira vez que, com tanta nitidez, o governo Kirchner é desmascarado enfrentando as lutas dos trabalhadores. A onda de greves de professores e servidores estatais, que agora tem seu epicentro no estado do presidente, mas também continua em Neuquen e se estende na Patagônia com a paralisação de 72 horas na Terra do Fogo, estão mostrando abertamente o lado obscuro do discurso oficial duplo.
Kirchner assinou um pacto com Moyano e Barrionuevo para colocar um teto de 16,5% aos aumentos salariais, como forma de levantar um muro de contenção ao possível contágio nos trabalhadores das associações dos serviços e da indústria. No caso dos servidores estatais, o acordo da UPCN significou terminar a discussão das comissões paritárias entre os patrões e trabalhadores, as “paritarias”, antes que começassem, assim como mantêm fechadas as “paritarias” em Santa Cruz desde que Kirchner foi governador de Menem e Cavallo. Alberto Fernández - chefe de Gabiente e da tão lembrada operação de Tuta Muhamad contra os trabalhadores do Hospital Francês -, disse aos professores de Santa Cruz que “parem de paralisar” e que o governo não aceita negociar “se mantêm a disputa de força”, algo que nem Sobisch coloca como condição em Neuquen.

Ao direito de greve se chama de “extorsão” na linguagem do “governo dos direitos humanos”, que ao mesmo tempo acaba de mandar os aviões Hércules com 200 policiais a mais contra os trabalhadores de Santa Cruz. Para completar o quadro, enquanto o governador Sancho alerta contra a chegada de “grupos extremistas” ao estado, difundiu que a gendarmaria nacional usa como depósito a sede estadual da Sociedade Rural, mostrando a repressores e oligarcas juntos como na época do tenente coronel Varela mandado por Irigoyen contra a revolta dos peões da Patagônia. Em Neuquen, a “Concertación Plural” do PJ e da UCR impulsionada desde a Rosada, tem um verdadeiro pacto de impunidade com Sobisch, ao que permitem “terminar o mandato” apesar de ser o assassino declarado de Carlos Fuentealba e de que os “bate-pau” do MPN atacam os grevistas e reabrem escolas ã força.

Três propostas para a Praça de Maio

Contra essa frente de ataque a classe trabalhadora, este 1° de maio uma ampla frente única entre os partidos de esquerda e organizações operárias combativas nos concentraremos na Praça de Maio no dia internacional dos trabalhadores. Colocando como central o apoio ás greves de Santa Cruz, Neuquen e Terra do Fogo, estarão presentes representantes dos corpos de delegados, comissões internas e seções sindicais opositoras ás direções da CGT e da CTA, junto a milhares de delegados, ativistas e militantes da esquerda da classe trabalhadora. O PTS foi impulsionador desta iniciativa comum, e propôs as demais organizações que se realizasse um ato com oradores, mas não houve acordo.
Como em atos anteriores, será lido um documento elaborado em conjunto. Por isso, realizaremos previamente um ato do PTS no Obelisco, e logo marcharemos ao ato comum na Praça de Maio. As organizações que participarão do ato na Praça de Maio, o PTS propõe, em primeiro lugar, estender e coordenar o apoio militante ás greves dos professores que estão em dura batalha com o governo, mediante uma campanha em comum coordenada por todas as organizações sindicais combativas e da esquerda: para fazer um grande fundo de greve para os professores de Santa Cruz e de Neuquén, para realizar atos e pronunciamentos em todo movimento operário e estudantil exigindo a retirada da polícia de Santa Cruz, a punição dos responsáveis pelo assassinato de Carlos Fuentealba, a renúncia de Sobisch e o triunfo de todas as demandas dos trabalhadores em luta.

A segunda proposta do PTS é colocar de pé um amplo reagrupamento de todas as organizações combativas e antiburocráticas em uma coordenadora o encontro nacional. Este organismo de coordenação permanente está ao alcance das mãos se se reunirem os corpos de delegados do metrô, dos ferroviários, do Estaleiro do Rio Santiago, as regionais da associação docente opositora a Yasky, as juntas internas dos hospitais como o Garrahan e o Francês, os operários de Zanon e o sindicato ceramista de Neuquen, a oposição classista dos telefônicos, as comissões internas, delegados e ativistas da indústria da alimentação, as gráficas, os metalúrgicos. O documento unitário que será lido na Praça de Maio e apóia a resolução das assembléias dos professores de Neuquen, que reivindicam a renuncia de Yasky desde quando Fuentealba foi fuzilado, é a base para impulsionar um pólo nacional de alternativa a toda burocracia sindical, a da CGT e da CTA, que promova a recuperação para os trabalhadores do corpo de delegados, comissões internas e sindicatos.

Em terceiro lugar, o PTS propõe a todas estas organizações operárias combativas e a esquerda classista, travar juntos uma dura e paciente batalha política pela independência da classe operária. Lamentavelmente, nem toda a esquerda que estará presente na Praça de Maio sustenta esta perspectiva: claramente a CCC-PCR ou os companheiros do MST, alguns colocando a permanente abstenção eleitoral e outros fazendo das campanhas eleitorais sua atividade permanente, promovem acordos de conciliação com setores dos partidos patronais e figuras da centro-esquerda alheias as lutas dos trabalhadores, em frentes ou partidos amplos sem delimitação de classe.

Por isso, ambos foram ao ato organizado pelo governo para que Chávez falasse. Propomos aos que se colocam uma perspectiva classista, abrir o debate para impulsionar uma campanha conjunta dirigida a milhões que começam a fazer experiência com o governo de Kirchner, com a idéia de que os trabalhadores necessitamos nossa própria ferramenta política, que possa inclinar a balança de forças a favor dos explorados, um grande partido levantando um programa no caminho do governo operário e popular. Por essas bandeiras, venha ao ato do PTS ás 14:30 no Obelisco para depois marcha ã Praça de Maio.

  • TAGS
Notas relacionadas

No hay comentarios a esta nota

Periodicos

  • PTS (Argentina)

  • Actualidad Nacional

    MTS (México)

  • EDITORIAL

    LTS (Venezuela)

  • DOSSIER : Leur démocratie et la nôtre

    CCR NPA (Francia)

  • ContraCorriente Nro42 Suplemento Especial

    Clase contra Clase (Estado Español)

  • Movimento Operário

    MRT (Brasil)

  • LOR-CI (Bolivia) Bolivia Liga Obrera Revolucionaria - Cuarta Internacional Palabra Obrera Abril-Mayo Año 2014 

Ante la entrega de nuestros sindicatos al gobierno

1° de Mayo

Reagrupar y defender la independencia política de los trabajadores Abril-Mayo de 2014 Por derecha y por izquierda

La proimperialista Ley Minera del MAS en la picota

    LOR-CI (Bolivia)

  • PTR (Chile) chile Partido de Trabajadores Revolucionarios Clase contra Clase 

En las recientes elecciones presidenciales, Bachelet alcanzó el 47% de los votos, y Matthei el 25%: deberán pasar a segunda vuelta. La participación electoral fue de solo el 50%. La votación de Bachelet, representa apenas el 22% del total de votantes. 

¿Pero se podrá avanzar en las reformas (cosméticas) anunciadas en su programa? Y en caso de poder hacerlo, ¿serán tales como se esperan en “la calle”? Editorial El Gobierno, el Parlamento y la calle

    PTR (Chile)

  • RIO (Alemania) RIO (Alemania) Revolutionäre Internationalistische Organisation Klasse gegen Klasse 

Nieder mit der EU des Kapitals!

Die Europäische Union präsentiert sich als Vereinigung Europas. Doch diese imperialistische Allianz hilft dem deutschen Kapital, andere Teile Europas und der Welt zu unterwerfen. MarxistInnen kämpfen für die Vereinigten Sozialistischen Staaten von Europa! 

Widerstand im Spanischen Staat 

Am 15. Mai 2011 begannen Jugendliche im Spanischen Staat, öffentliche Plätze zu besetzen. Drei Jahre später, am 22. März 2014, demonstrierten Hunderttausende in Madrid. Was hat sich in diesen drei Jahren verändert? Editorial Nieder mit der EU des Kapitals!

    RIO (Alemania)

  • Liga de la Revolución Socialista (LRS - Costa Rica) Costa Rica LRS En Clave Revolucionaria Noviembre Año 2013 N° 25 

Los cuatro años de gobierno de Laura Chinchilla han estado marcados por la retórica “nacionalista” en relación a Nicaragua: en la primera parte de su mandato prácticamente todo su “plan de gobierno” se centró en la “defensa” de la llamada Isla Calero, para posteriormente, en la etapa final de su administración, centrar su discurso en la “defensa” del conjunto de la provincia de Guanacaste que reclama el gobierno de Daniel Ortega como propia. Solo los abundantes escándalos de corrupción, relacionados con la Autopista San José-Caldera, los casos de ministros que no pagaban impuestos, así como el robo a mansalva durante los trabajos de construcción de la Trocha Fronteriza 1856 le pusieron límite a la retórica del equipo de gobierno, que claramente apostó a rivalizar con el vecino país del norte para encubrir sus negocios al amparo del Estado. martes, 19 de noviembre de 2013 Chovinismo y militarismo en Costa Rica bajo el paraguas del conflicto fronterizo con Nicaragua

    Liga de la Revolución Socialista (LRS - Costa Rica)

  • Grupo de la FT-CI (Uruguay) Uruguay Grupo de la FT-CI Estrategia Revolucionaria 

El año que termina estuvo signado por la mayor conflictividad laboral en más de 15 años. Si bien finalmente la mayoría de los grupos en la negociación salarial parecen llegar a un acuerdo (aún falta cerrar metalúrgicos y otros menos importantes), los mismos son un buen final para el gobierno, ya que, gracias a sus maniobras (y las de la burocracia sindical) pudieron encausar la discusión dentro de los marcos del tope salarial estipulado por el Poder Ejecutivo, utilizando la movilización controlada en los marcos salariales como factor de presión ante las patronales más duras que pujaban por el “0%” de aumento. Entre la lucha de clases, la represión, y las discusiones de los de arriba Construyamos una alternativa revolucionaria para los trabajadores y la juventud

    Grupo de la FT-CI (Uruguay)