FT-CI

Internacional

O futuro da União Européia não se decide na cúpula de Bruxelas, mas na luta de classes

07/11/2011

Artigo publicado no jornal La Verdad Obrera N° 451, órgão semanal do Partido dos Trabalhadores Socialistas PTS (Argentina).

A resistência dos trabalhadores europeus ao planos de ajuste, que tem sua vanguarda os trabalhadores e as massas gregas, está servindo de obstáculo para a política da burguesia de descarregar a crise sobre suas costas. A decisão de Papandreu (primeiro-ministro grego) abriu uma situação de incertezas que pode colocar a Zona da Euro ã beira do abismo. Se o plano de resgate for negado com o referendo, será o golpe de fatal para o governo grego e haverá a possibilidade de um default desordenado, sendo este o pior cenário para a estabilidade da UE. Este cenário incluiria a saída da Grécia do euro. Esta jogada arriscada de Papandreu, na tentativa de recuperar alguma legitimidade diante ã crescente manifestação dos trabalhadores e das massas que vêm radicalizando suas lutas setoriais, e que em 19 e 20 de outubro obrigaram as burocracias sindicais a convocar dois dias de greve geral, têm deixado instáveis os “líderes” europeus, que estão classificando a ação como de “total irresponsabilidade”.

Estes, que ainda devem se colocar de acordo nos detalhes mais escabrosos dos planos de resgate votados na última cúpula, vêm sendo tomados de surpresa pela manobra despreparada e aventureira de Papandreu, que quebrou a “solidariedade européia” entre dirigentes e países capitalistas. Buscando sua sobrevivência (ou uma saída menos desonrosa?), e tentando ganhar tempo e conter a crescente cólera que depois dos acontecimentos de 28/10 que se tornou fortemente incontrolável [1] e que fez tremer os pilares do estado burguês, o primeiro ministro grego tenta pressionar seus homólogos europeus para conseguir novas concessões ã Grécia, como uma quitação superior de sua dívida e um plano de reestruturação de termos mais favoráveis ã Grécia sobre a dívida pendente, uma vez que seria um plano para reavivar sua economia, apostando nesta intervenção para evitar a ameaça de um voto contra. Mais uma vez, a velocidade da crise da crise é maior que a capacidade dos políticos burgueses dar uma resposta a mesma. Porém, apesar de seu nervosismo e o dos mercados, que mostra que o grande acidente político como o da Grécia pode desestabilizar a estratégia de saída da crise da eurozona, o plebiscito é uma medida reacionária de Papandreu, que já adiantou que a pergunta será se a Grécia deve permanecer na eurozona. Desta maneira, busca chantagear as massas gregas com duas opções que são igualmente onerosas: ou uma brutal reestruturação dentro da eurozona ou a falência estatal com a reintrodução do dracma (moeda nacional antes da entrada do euro).

O que se sucederá na Grécia no próximo período? Todos os cenários estão abertos: que Papandreu se veja obrigado a renunciar devido o isolamento que têm ficado; que perdesse o voto de confiança no parlamento na próxima sexta-feira frente ã demissão de PASOK (Partido Socialista Grego) de novos parlamentares [2]; que se chame eleições antecipadas, como pede o partido de oposição conservadora Nova Democracia; ou que Papandreu retroceda e anule a convocação do plebiscito. Inclusive o primeiro ministro grego destituiu todo estado maior das Forças Armadas, havendo especulações de que isso seria uma tentativa de golpe de estado. Enquanto isso, os líderes europeus tratam de salvar o que resta de seu plano, recusando-se a negociar os requisitos para um segundo resgate da Grécia, e eventualmente bloqueando a ajuda urgente de 8 bilhões de euros do primeiro plano de assistência até que Atenas não ratifique seus compromisso de aplicar os ajustes exigidos.

No entanto, no marco de tanta incerteza, uma coisa está clara: os trabalhadores e as massas gregas têm alcançado um limite com a austeridade, como mostram as 15 greves gerais do último um ano e meio. Frente ã armadilha do plebiscito é necessário levantar um programa para que a crise seja paga pelos capitalistas, começando pela nacionalização dos bancos e dos grandes monopólios sob controle dos trabalhadores, que prepare o caminho ao poder operário e popular. A Grécia anuncia tempos convulsivos.

Se a burguesia dos distintos países da Europa começa a perder as rédeas da crise, mais cedo ou mais tarde se verá obrigada a uma dura opção: ou um colapso do euro ou uma intervenção abusiva do BCE (Banco Central Europeu), com um custo político imprevisível, já que para a Alemanha esta medida seria difícil de digerir politicamente. As tensões políticas, geopolíticas e de luta de classes no interior de cada estado, e entre eles, podem escalar até o paradoxismo.

[1] O governo heleno se assustou com as manifestações de 28 de outubro, que acabaram por impedir a celebração do desfile tradicional da festa nacional pela primeira vez em 71 anos, colocando o primeiro-ministro em uma posição delicada.

[2] O PASOK, após a renúncia de dois parlamentares em 2/11, seriam apenas 151 os que passariam a controlar 300 cadeiras na câmara.

Notas relacionadas

No hay comentarios a esta nota

Periodicos

  • PTS (Argentina)

  • Actualidad Nacional

    MTS (México)

  • EDITORIAL

    LTS (Venezuela)

  • DOSSIER : Leur démocratie et la nôtre

    CCR NPA (Francia)

  • ContraCorriente Nro42 Suplemento Especial

    Clase contra Clase (Estado Español)

  • Movimento Operário

    MRT (Brasil)

  • LOR-CI (Bolivia) Bolivia Liga Obrera Revolucionaria - Cuarta Internacional Palabra Obrera Abril-Mayo Año 2014 

Ante la entrega de nuestros sindicatos al gobierno

1° de Mayo

Reagrupar y defender la independencia política de los trabajadores Abril-Mayo de 2014 Por derecha y por izquierda

La proimperialista Ley Minera del MAS en la picota

    LOR-CI (Bolivia)

  • PTR (Chile) chile Partido de Trabajadores Revolucionarios Clase contra Clase 

En las recientes elecciones presidenciales, Bachelet alcanzó el 47% de los votos, y Matthei el 25%: deberán pasar a segunda vuelta. La participación electoral fue de solo el 50%. La votación de Bachelet, representa apenas el 22% del total de votantes. 

¿Pero se podrá avanzar en las reformas (cosméticas) anunciadas en su programa? Y en caso de poder hacerlo, ¿serán tales como se esperan en “la calle”? Editorial El Gobierno, el Parlamento y la calle

    PTR (Chile)

  • RIO (Alemania) RIO (Alemania) Revolutionäre Internationalistische Organisation Klasse gegen Klasse 

Nieder mit der EU des Kapitals!

Die Europäische Union präsentiert sich als Vereinigung Europas. Doch diese imperialistische Allianz hilft dem deutschen Kapital, andere Teile Europas und der Welt zu unterwerfen. MarxistInnen kämpfen für die Vereinigten Sozialistischen Staaten von Europa! 

Widerstand im Spanischen Staat 

Am 15. Mai 2011 begannen Jugendliche im Spanischen Staat, öffentliche Plätze zu besetzen. Drei Jahre später, am 22. März 2014, demonstrierten Hunderttausende in Madrid. Was hat sich in diesen drei Jahren verändert? Editorial Nieder mit der EU des Kapitals!

    RIO (Alemania)

  • Liga de la Revolución Socialista (LRS - Costa Rica) Costa Rica LRS En Clave Revolucionaria Noviembre Año 2013 N° 25 

Los cuatro años de gobierno de Laura Chinchilla han estado marcados por la retórica “nacionalista” en relación a Nicaragua: en la primera parte de su mandato prácticamente todo su “plan de gobierno” se centró en la “defensa” de la llamada Isla Calero, para posteriormente, en la etapa final de su administración, centrar su discurso en la “defensa” del conjunto de la provincia de Guanacaste que reclama el gobierno de Daniel Ortega como propia. Solo los abundantes escándalos de corrupción, relacionados con la Autopista San José-Caldera, los casos de ministros que no pagaban impuestos, así como el robo a mansalva durante los trabajos de construcción de la Trocha Fronteriza 1856 le pusieron límite a la retórica del equipo de gobierno, que claramente apostó a rivalizar con el vecino país del norte para encubrir sus negocios al amparo del Estado. martes, 19 de noviembre de 2013 Chovinismo y militarismo en Costa Rica bajo el paraguas del conflicto fronterizo con Nicaragua

    Liga de la Revolución Socialista (LRS - Costa Rica)

  • Grupo de la FT-CI (Uruguay) Uruguay Grupo de la FT-CI Estrategia Revolucionaria 

El año que termina estuvo signado por la mayor conflictividad laboral en más de 15 años. Si bien finalmente la mayoría de los grupos en la negociación salarial parecen llegar a un acuerdo (aún falta cerrar metalúrgicos y otros menos importantes), los mismos son un buen final para el gobierno, ya que, gracias a sus maniobras (y las de la burocracia sindical) pudieron encausar la discusión dentro de los marcos del tope salarial estipulado por el Poder Ejecutivo, utilizando la movilización controlada en los marcos salariales como factor de presión ante las patronales más duras que pujaban por el “0%” de aumento. Entre la lucha de clases, la represión, y las discusiones de los de arriba Construyamos una alternativa revolucionaria para los trabajadores y la juventud

    Grupo de la FT-CI (Uruguay)