FT-CI

França em chamas

Os petroleiros: vanguarda do combativo proletariado francês

21/10/2010

[1/1]
[1/1]

Desde 14/10, ás 22 horas, os trabalhadores da refinaria EXON MOBIL de Gravenchon (a segunda maior da França) estão em greve com bloqueio das instalações. Desta maneira, seguindo o caminho das refinarias do grupo TOTAL e de outras empresas menores, conseguiram o bloqueio de um setor chave da economia. Não se via algo assim desde 1968: as 13 refinarias estão em greve com paralisação da distribuição de combustíveis ás estações de serviços e depósitos.

As primeiras paralisadas, apesar das pressões e ameaças das direções, foram as refinarias de Total Normandía, Total Donges ou Total Grand Puits. Sobre esta última, há uma grande pressão porque ela alimenta a bacia de Paris e os aeroportos. A patronal local está ameaçando de levar a refinaria a uma desgaseficação com a perspectiva de um fechamento da planta.

Desde então, o pânico se instalou do lado do poder: neste domingo, o prefeito recrutou forçosamente (sob ameaça de 5 anos prisão e multas exorbitantes em caso de negativa) os empregados de Grand Puits para reiniciar os envios, questão que foi impedida por um cordão humano rodeando o local. No Porto de El Havre, os executivos dos terminais petrolíferos e depósitos de distribuição, CIM, reiniciaram o oleoduto que vai desta empresa aos aeroportos de Paris através de uma operação-comando a partir do mar, para entrar na planta, pondo em risco a qualidade da querosene ao não passar pelos controles de qualidade dos trabalhadores. E na terça-feira 19/10, depois de uma reunião de emergência dos principais membros do governo, Sarkozy deu “instruções para desbloquear a totalidade dos depósitos de combustíveis para restabelecer o mais rápido possível uma situação normal”. É que a penúria de combustíveis se instala e a mesma pode ser o tiro de misericórdia da reforma da previdência. Na manhã do dia 20/10, o Ministro do Interior, Brice Hortefeux, anunciou que na madrugada as forças de ordem haviam permitido a reabertura dos acessos dos depósitos da Rochelle, Donges e Le Mans, onde os grevistas impediam a entrada dos caminhões de abastecimento das estações de serviço. Mas, assim como se liberam alguns depósitos, outros são bloqueados: esta mesma manhã o depósito petroleiro de Port-de-Bouc (Bouches-du-Rhône), destinado ao reabastecimento de bases militares aéreas e logísticas, foi ocupado ás 5:30 até o meio-dia por numerosos manifestantes da petroquímica, do porto de Marsella, empregados da aglomeração e até professores.

Nas refinarias, a moral dos trabalhadores é altíssima: “Eu jamais havia visto uma determinação como esta, - assegura Franck Manchon, delegado da CGT -, a questão se continua ou não a greve não está sequer colocada” (Le Monde, 19/10/2010). Além disso, contam com o apoio da população e dos melhores ativistas de distintos setores (ver nota sobre coordenadoras inter-profissionais) que estão acompanhando os trabalhadores das refinarias frente a uma eventual repressão. Em Dunkerque, onde se encontra uma refinaria da TOTAL, que foi reaberta este ano por pressão dos trabalhadores depois do anúncio da empresa de que fecharia por definitivo, são “muitos os motoristas que gritam ´coragem` ou ´estamos com vocês` aos sindicalistas. ´Sarkozy quer que nos matemos no trabalho`, grita um caminhoneiro dirigindo. Uma enfermeira pára para destacar as baixas de efetivos no hospital onde trabalha” (Le Monde, 20/10/2010). O movimento é essencialmente impulsionado por trabalhadores que fazem turnos rotativos, em jornadas de 8 horas (manhã-tarde ou noite), os 365 dias do ano e têm, por isso, o trabalho mais insalubre. Atualmente, estes trabalhadores se aposentam aos 55 anos. Mas com a reforma da previdência, todos os convênios especiais, daqueles que os têm, ficarão caducos e deverão ser renegociados.

A situação está muito tensa. As intervenções das forças repressivas contra as greves podem fazer com que a situação vire muito rapidamente. “Nós continuamos nosso movimento” e “uma simples ordem de evacuação não é suficiente, será um pouco mais complicado que com os estudantes. Nós estamos decididos, muito motivados depois de uma semana de greve”, assegurou AFP (AFP, 20/10/2010), um delegado da CGT da refinaria Grand Puits.

Assim como os metalúrgicos das grandes aglomerações urbanas e os operários das automotoras em 1968, ou como os ferroviários em 1995, os petroleiros constituem nesta luta o setor mais decidido e a coluna vertebral da gloriosa luta dos trabalhadores e jovens franceses.

Notas relacionadas

No hay comentarios a esta nota

Periodicos

  • PTS (Argentina)

  • Actualidad Nacional

    MTS (México)

  • EDITORIAL

    LTS (Venezuela)

  • DOSSIER : Leur démocratie et la nôtre

    CCR NPA (Francia)

  • ContraCorriente Nro42 Suplemento Especial

    Clase contra Clase (Estado Español)

  • Movimento Operário

    MRT (Brasil)

  • LOR-CI (Bolivia) Bolivia Liga Obrera Revolucionaria - Cuarta Internacional Palabra Obrera Abril-Mayo Año 2014 

Ante la entrega de nuestros sindicatos al gobierno

1° de Mayo

Reagrupar y defender la independencia política de los trabajadores Abril-Mayo de 2014 Por derecha y por izquierda

La proimperialista Ley Minera del MAS en la picota

    LOR-CI (Bolivia)

  • PTR (Chile) chile Partido de Trabajadores Revolucionarios Clase contra Clase 

En las recientes elecciones presidenciales, Bachelet alcanzó el 47% de los votos, y Matthei el 25%: deberán pasar a segunda vuelta. La participación electoral fue de solo el 50%. La votación de Bachelet, representa apenas el 22% del total de votantes. 

¿Pero se podrá avanzar en las reformas (cosméticas) anunciadas en su programa? Y en caso de poder hacerlo, ¿serán tales como se esperan en “la calle”? Editorial El Gobierno, el Parlamento y la calle

    PTR (Chile)

  • RIO (Alemania) RIO (Alemania) Revolutionäre Internationalistische Organisation Klasse gegen Klasse 

Nieder mit der EU des Kapitals!

Die Europäische Union präsentiert sich als Vereinigung Europas. Doch diese imperialistische Allianz hilft dem deutschen Kapital, andere Teile Europas und der Welt zu unterwerfen. MarxistInnen kämpfen für die Vereinigten Sozialistischen Staaten von Europa! 

Widerstand im Spanischen Staat 

Am 15. Mai 2011 begannen Jugendliche im Spanischen Staat, öffentliche Plätze zu besetzen. Drei Jahre später, am 22. März 2014, demonstrierten Hunderttausende in Madrid. Was hat sich in diesen drei Jahren verändert? Editorial Nieder mit der EU des Kapitals!

    RIO (Alemania)

  • Liga de la Revolución Socialista (LRS - Costa Rica) Costa Rica LRS En Clave Revolucionaria Noviembre Año 2013 N° 25 

Los cuatro años de gobierno de Laura Chinchilla han estado marcados por la retórica “nacionalista” en relación a Nicaragua: en la primera parte de su mandato prácticamente todo su “plan de gobierno” se centró en la “defensa” de la llamada Isla Calero, para posteriormente, en la etapa final de su administración, centrar su discurso en la “defensa” del conjunto de la provincia de Guanacaste que reclama el gobierno de Daniel Ortega como propia. Solo los abundantes escándalos de corrupción, relacionados con la Autopista San José-Caldera, los casos de ministros que no pagaban impuestos, así como el robo a mansalva durante los trabajos de construcción de la Trocha Fronteriza 1856 le pusieron límite a la retórica del equipo de gobierno, que claramente apostó a rivalizar con el vecino país del norte para encubrir sus negocios al amparo del Estado. martes, 19 de noviembre de 2013 Chovinismo y militarismo en Costa Rica bajo el paraguas del conflicto fronterizo con Nicaragua

    Liga de la Revolución Socialista (LRS - Costa Rica)

  • Grupo de la FT-CI (Uruguay) Uruguay Grupo de la FT-CI Estrategia Revolucionaria 

El año que termina estuvo signado por la mayor conflictividad laboral en más de 15 años. Si bien finalmente la mayoría de los grupos en la negociación salarial parecen llegar a un acuerdo (aún falta cerrar metalúrgicos y otros menos importantes), los mismos son un buen final para el gobierno, ya que, gracias a sus maniobras (y las de la burocracia sindical) pudieron encausar la discusión dentro de los marcos del tope salarial estipulado por el Poder Ejecutivo, utilizando la movilización controlada en los marcos salariales como factor de presión ante las patronales más duras que pujaban por el “0%” de aumento. Entre la lucha de clases, la represión, y las discusiones de los de arriba Construyamos una alternativa revolucionaria para los trabajadores y la juventud

    Grupo de la FT-CI (Uruguay)