FT-CI

UMA PROFUNDA CRISE ATRAVESSA A IGREJA CATÓLICA

Renúncia histórica do Papa

27/02/2013

Quinta, 21 de fevereiro de 2013

“A única Igreja que ilumina, é a que arde” Piotr, Kropotkin, Anarquista Russo (1842 – 1921)

Ratzinger renunciou dizendo que, devido ã idade avançada, não possuía mais as forças apropriadas para o adequado exercício do papado. Porém, ninguém mais ou menos sério tratou no dia seguinte de seu estado de saúde nem de nenhuma doença do Papa. As razões de sua renúncia são completamente políticas: os inumeráveis escândalos de pedofilia e fraudes bancárias, junto a as lutas internas entre as distintas frações pelo poder submeteram-na em uma crise profunda que levou pela primeira vez em séculos ã renúncia do Papa.

O fato, obviamente, não é um ato de grandeza de Ratzinger, senão de impotência. Os inesgo-táveis escândalos de corrupção e pedofilia marcaram seu papado. O mais importante dos últimos anos foi o da Igreja norte-americana em 2010, onde na diocese de Los Angeles dezenas de padres abusavam de centenas de crianças e os casos eram encobertos por seu chefe, o Cardeal Roger Mahony. Os escândalos explodiram também em vários outros países e Ratzinger se viu obrigado ã punir vários altos sacerdotes na tentativa de salvar um pouco a imagem da instituição. As implacá-veis disputas das frações internas aceleraram a renúncia, que foi quase a única saída que lhe res-tou. A mais danosa e sonora dessas disputas ocorreu em 2012, com o escândalo a partir do vaza-mento de documentos de Estado por parte do mordomo do Papa, Paolo Gabriele. Esses documen-tos eram secretos e estavam destinados a serem queimados por ordem explícita do Papa. O escân-dalo, que se concluiu com uma leve pena para Gabriele, levou a um golpe a mais na autoridade de Ratzinger.

A crise de fundo

Porém, a crise atual vai inclusive mais além. As posturas obscurantistas e retrógradas que ca-racterizam a Igreja Católica com relação ao aborto, as relações entre pessoas do mesmo sexo, o sexo sem fins reprodutivos, o consumo pessoal de drogas ou o seu uso terapêutico, etc., cada vez mais entram em contradição aberta com o desenvolvimento da sociedade em pleno século XXI e as tendências a alteração da família tradicional. Estas questões sociais e culturais hoje são discutidas abertamente inclusive a nível de muitos Estados e regimes, que muitas vezes promulgaram leis que garantem certas concessões, como recentemente na França e Uruguai, ou no Egito, onde, pela Pri-mavera Árabe, a mulher tem conquistado um importante reconhecimento de seu papel como ator social e político.

Nesse marco, a Igreja se torna uma instituição cada vez mais retrógrada e alheia ã vida coti-diana de milhões, o que se reflete em seu crescente desprestígio e perda de influência social. Por exemplo, no México, um dos países com mais católicos do mundo, em 1970, por volta de 96% dos habitantes se diziam católicos. Em 2000, caiu para 88% e em 2010 para 83,9%.

Isto se vê também no retrocesso que experimenta em muitos países por via de outras religiões que são igualmente reacionárias (evangélicos, testemunhas de Jeová, pentecostais, etc.), mas que utilizam métodos e formas mais flexíveis e modernas que, no marco dos crescentes níveis de pobreza e marginalização, os permite crescer rapidamente, por exemplo, em muitos países da Amé-rica Latina (Brasil, Argentina, etc.). No continente africano, Ratzinger realizou no ano de 2009 uma Cúpula de Bispos, que não se realizava há 15 anos (II Sínodo dos Bispos sobre África), onde se expressaram estes problemas com casos brutais como a oposição do Papa (assim também havia feito João Paulo II) ao uso do preservativo para diminuir a pandemia da AIDS.

Nesse sentido, muitos falam, e Ratzinger agora em saída coloca abertamente, de encarar re-formas (que ninguém diz em que consistiriam) que “modernizem” a instituição e permitam a recupe-ração do prestígio. Agora mesmo, em torno da eleição do sucessor, ouve gestos como propor a pos-sibilidade de que pela primeira vez se eleja um Papa que não seja europeu ou um “jovem” que este-ja entre 40 e 50 anos de idade.

A Igreja não é reformável

Nenhuma reforma é possível na Igreja e qualquer gesto ou inclusive qualquer mudança cos-mética, não será mais do que “mudar algo para que nada mude”. A Igreja Católica é um dos bastiões mais antigos da reação e das classes exploradoras contra os explorados. Durante séculos dominou a Europa ligada ás monarquias e aos senhores feudais, sendo responsável por sangrentas guerras de conquista e pilhagem. O pesado obscurantismo que impôs ás ciências e ã cultura levaram a hu-manidade a retroceder séculos no desenvolvimento do conhecimento e na sua relação com a natu-reza através da ciência e da técnica. Sua força de choque, a Santa Inquisição espanhola (fundada no fim do século XV) torturou e assassinou centenas de milhares de “hereges” em todo o velho con-tinente, benzendo o genocídio dos povos originários na América.

Com o advento do capitalismo estreitou laços políticos e econômicos com a grande burguesia e os bancos (sendo parte de cada uma das grandes máfias, políticas, empresariais e bancárias) e junto dos restos das monarquias absolutistas conseguiu manter grande poder e influência nas altas esferas dos estados modernos. Sempre cumprindo um papel contrarrevolucionário chave para o domínio das classes dominantes, durante a Segunda Guerra Mundial prestou grandes serviços ao nazismo e fascismo, ao ponto de ainda hoje existirem frações da Igreja que negam o Holocausto.

Na América Latina conhecemos muito bem sua participação e bênção ás ditaduras genocidas que mataram e desapareceram com uma geração inteira de lutador@s e ativistas. Tal é assim, que perseguiram a ferro e fogo membros da própria Igreja que se ligavam aos processos de rebelião populares, como a Teologia da Libertação. O mesmo papel contrarrevolucionário tomou nos processos de restauração capitalista nos antigos estados operários do Leste Europeu, começando pela Polônia, onde afundou a última intenção de revolução política do proletariado do Leste. Por tudo isso, somente a ideia de reformar a Igreja constitui uma política reacionária, pois implica manter a instituição no seu essencial. Ao ser parte constitutiva no sistema de dominação do capital, ligado por mil e um laços aos grandes bancos e monopólios imperialistas, o Vaticano não esta alheio ã crise econômica internacional. Em 2012 registrou o maior déficit fiscal em anos. Há tempos o Banco do Vaticano (que na verdade funciona como paraíso fiscal), conhecido como Instituto das Obras Religiosas (IOR), enfrenta a pressão da União Europeia para que aceite as regras de “maior transparência” de funcionamento e “adequação aos padrões internacionais da luta contra a corrupção e a lavagem de dinheiro” (CNN, 23/03/2012). A difícil tarefa havia sido tomada por Ratzinger que colocou Gotti Tedeschi para “reformar” o Banco, mas que fracassou e este foi obrigado a se afastar.

Contra toda a expectativa de reforma, por mais radical que possa ser, como postulam velhos expoentes da Igreja terceiro-mundista (teologia da libertação) que entre os anos 60 e 80 tiveram um desenvolvimento importante em grande parte da América Latina e hoje assistem com bons olhos a crise aberta na Santa Sé, temos que reafirmar mais do que nunca a luta intransigente contra essa instituição.

Separação total da Igreja do Estado e fim dos subsídios milionários que recebe. Expropriação de suas inumeráveis propriedades e contas bancárias fraudulentas. Impostos progressivos aos seus enormes negócios (bancos, empresas, turismo). Que os padres trabalhem e, se quiserem pregar alguma religião, que o faça em seu tempo livre. Basta de parasitas bancados pelos trabalhadores e pelo povo. Justiça: punição a todos os padres pedófilos e corruptos. Nenhuma ingerência da Igreja sobre a vida das pessoas. Contraceptivos garantidos pelo Estado. Direito ao aborto livre e gratuito. Liberdade total para as uniões civis. Descriminalização das drogas.

Notas relacionadas

No hay comentarios a esta nota

Periodicos

  • PTS (Argentina)

  • Actualidad Nacional

    MTS (México)

  • EDITORIAL

    LTS (Venezuela)

  • DOSSIER : Leur démocratie et la nôtre

    CCR NPA (Francia)

  • ContraCorriente Nro42 Suplemento Especial

    Clase contra Clase (Estado Español)

  • Movimento Operário

    MRT (Brasil)

  • LOR-CI (Bolivia) Bolivia Liga Obrera Revolucionaria - Cuarta Internacional Palabra Obrera Abril-Mayo Año 2014 

Ante la entrega de nuestros sindicatos al gobierno

1° de Mayo

Reagrupar y defender la independencia política de los trabajadores Abril-Mayo de 2014 Por derecha y por izquierda

La proimperialista Ley Minera del MAS en la picota

    LOR-CI (Bolivia)

  • PTR (Chile) chile Partido de Trabajadores Revolucionarios Clase contra Clase 

En las recientes elecciones presidenciales, Bachelet alcanzó el 47% de los votos, y Matthei el 25%: deberán pasar a segunda vuelta. La participación electoral fue de solo el 50%. La votación de Bachelet, representa apenas el 22% del total de votantes. 

¿Pero se podrá avanzar en las reformas (cosméticas) anunciadas en su programa? Y en caso de poder hacerlo, ¿serán tales como se esperan en “la calle”? Editorial El Gobierno, el Parlamento y la calle

    PTR (Chile)

  • RIO (Alemania) RIO (Alemania) Revolutionäre Internationalistische Organisation Klasse gegen Klasse 

Nieder mit der EU des Kapitals!

Die Europäische Union präsentiert sich als Vereinigung Europas. Doch diese imperialistische Allianz hilft dem deutschen Kapital, andere Teile Europas und der Welt zu unterwerfen. MarxistInnen kämpfen für die Vereinigten Sozialistischen Staaten von Europa! 

Widerstand im Spanischen Staat 

Am 15. Mai 2011 begannen Jugendliche im Spanischen Staat, öffentliche Plätze zu besetzen. Drei Jahre später, am 22. März 2014, demonstrierten Hunderttausende in Madrid. Was hat sich in diesen drei Jahren verändert? Editorial Nieder mit der EU des Kapitals!

    RIO (Alemania)

  • Liga de la Revolución Socialista (LRS - Costa Rica) Costa Rica LRS En Clave Revolucionaria Noviembre Año 2013 N° 25 

Los cuatro años de gobierno de Laura Chinchilla han estado marcados por la retórica “nacionalista” en relación a Nicaragua: en la primera parte de su mandato prácticamente todo su “plan de gobierno” se centró en la “defensa” de la llamada Isla Calero, para posteriormente, en la etapa final de su administración, centrar su discurso en la “defensa” del conjunto de la provincia de Guanacaste que reclama el gobierno de Daniel Ortega como propia. Solo los abundantes escándalos de corrupción, relacionados con la Autopista San José-Caldera, los casos de ministros que no pagaban impuestos, así como el robo a mansalva durante los trabajos de construcción de la Trocha Fronteriza 1856 le pusieron límite a la retórica del equipo de gobierno, que claramente apostó a rivalizar con el vecino país del norte para encubrir sus negocios al amparo del Estado. martes, 19 de noviembre de 2013 Chovinismo y militarismo en Costa Rica bajo el paraguas del conflicto fronterizo con Nicaragua

    Liga de la Revolución Socialista (LRS - Costa Rica)

  • Grupo de la FT-CI (Uruguay) Uruguay Grupo de la FT-CI Estrategia Revolucionaria 

El año que termina estuvo signado por la mayor conflictividad laboral en más de 15 años. Si bien finalmente la mayoría de los grupos en la negociación salarial parecen llegar a un acuerdo (aún falta cerrar metalúrgicos y otros menos importantes), los mismos son un buen final para el gobierno, ya que, gracias a sus maniobras (y las de la burocracia sindical) pudieron encausar la discusión dentro de los marcos del tope salarial estipulado por el Poder Ejecutivo, utilizando la movilización controlada en los marcos salariales como factor de presión ante las patronales más duras que pujaban por el “0%” de aumento. Entre la lucha de clases, la represión, y las discusiones de los de arriba Construyamos una alternativa revolucionaria para los trabajadores y la juventud

    Grupo de la FT-CI (Uruguay)