FT-CI

VII CÚPULA DAS AMÉRICAS

Terminou a Cúpula do Panamá: abriu-se um novo "diálogo americano"

13/04/2015

Terminou a Cúpula do Panamá: abriu-se um novo

O New York Times, que há muito vem editorializando por uma nova política em relação a Cuba, publicou "Obama recebe Raul Castro, fazendo história", enquanto Gramma anunciou: "VII Cúpula das Américas, um evento histórico", sublinhando "a condição histórica de um encontro que transcendeu, acima de tudo, pela primeira participação de Cuba nestes eventos. Os oradores concordaram saudar a presença do presidente Raul Castro aqui, assim como a vontade dos governos dos Estados Unidos e Cuba para restabelecer as relações diplomáticas. Foi reiterado também a rejeição da ordem executiva assinada por Obama, que classifica a Venezuela como uma ameaça".

Telesur escolheu de Obama uma declaração que diz: "a minha política será a de se certificar de que o povo cubano seja um povo próspero e possa estabelecer uma conexão com o resto do mundo. [...] À medida que haja mais troca em nível comercial, haverá um contato mais direto, maior conexão entre os povos, irá refletir positivamente as mudanças"; enquanto destacou de Raul Castro que "foi uma história complicada, mas estamos prontos para avançar e envolver a amizade entre nossos povos (...) avançar ao mesmo tempo entre as reuniões que estão tomando para restaurar as nossas relações".

A outra expressão da aproximação cubana estava na reunião empresarial paralelo ã cúpula, com a presença de Dilma, Peña Nieto e Obama. Com notórios capitalistas, a reunião discutiu como relançar o comércio, o investimento e a circulação financeira em uma "parceria para prosperidade" que, obviamente, proporciona um papel privilegiado ás corporações norte-americanas.

Raul e os membros da delegação cubana haviam se encontrado com o CEO da Câmara de Comércio dos Estados Unidos, Tom J. Donohue. Ligado aos republicanos, o CEO já esteve em Havana se engajando em negociações comerciais e de investimento. Neste contexto, Rodrigo Malmierca, ministro cubano de Comércio Exterior afirmou que "nesta nova etapa expandimos a nossa visão sobre o papel do investimento estrangeiro, reconhecendo-o como ativo e essencial para o crescimento de certos sectores e atividades". Afirmou ainda que Cuba precisa de 2.500 milhões de dólares por ano em investimentos estrangeiros e apresentou uma carteira de projetos por 8.710 milhões.

Venezuela

Após a onda de repulsa gerada pelo decreto intervencionista de Obama, ele e o governo de Maduro tentaram diminuir o nível de confronto com vários contatos e declarações anteriores.

Nicolás Maduro destacou em seu discurso que "é um decreto irracional, desproporcional, eu não acredito nessa história [...] de que foi uma declaração, apenas", acrescentando "eu estou disposto a conversar com o presidente Obama sobre este tema com respeito quando ele quiser. Mandei mensagens para Obama [que já havia deixado a reunião] e ele nunca respondeu". Mais tarde, Obama e Maduro tiveram uma conversa informal, o que abre a porta para a negociação. A Casa Branca informou que "o presidente Obama indicou o forte apoio dos EUA para um diálogo pacífico entre as partes na Venezuela. Ele reiterou que o nosso interesse não é ameaçar a Venezuela, mas apoiar a democracia, a estabilidade e a prosperidade na Venezuela e na região".

Apesar do apoio a Maduro expressado por Correa, Raul Castro e Cristina, prevaleceu entre os países uma linha que pode ser resumida como "sem penalidades, mas com respeito ás regras da democracia na Venezuela" e a própria Dilma falou a favor da libertação dos presos da direita. Isto que coloca um limite para qualquer medida mais bonapartista de Maduro em nome da "democracia" é funcional para o interesse norte-americano de arrancar o governo de Maduro, próximo ás eleições parciais do segundo semestre, onde especula que o chavismo sofra sua primeira derrota eleitoral pelas mãos da direita.

Um amplo arco de posições converge no esforço para "conter" a Venezuela e orquestrar uma "transição" como solução para a crise, a partir de uma coleção de velhos representantes da direita regionais (os vinte ex-presidentes que assinaram uma longa declaração que constitui todo um programa para a "democratização" pela direita da Venezuela, o posicionamento do governo progressista do Brasil após moderação).

Em última análise, o que se pede a Maduro, como Cantelmi expressa no Clarín, é a adoção do "novo realismo imposto pelas circunstâncias", seguindo o exemplo de Cuba por um "degelo" nas relações com Washington e recorrer aos capitais internacionais para sair da crise, ao que devemos acrescentar que tudo isso deve ser feito "em democracia".

Dilma e Cristina separadamente

Cristina escolheu endurecer as críticas a Obama em sua intervenção, ligando a declaração da Venezuela como uma "ameaça" ás provocações do Reino Unido na ocupação das Malvinas, e em outros aspectos da política feita na América Latina, como na questão do tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Com isso, ganhou espaço circunstancial em um cenário onde havia um grande vácuo ã esquerda, mas sem ganhar peso no centro da discussão. É que o conteúdo de seu discurso não foi muito além do usual, uma forma de "golpear a porta" com críticas, mas a serviço de buscar uma negociação, depois de um longo esfriamento das relações com Washington, sob pressão em questões como o pagamento dos "fundos abutre", o bloqueio virtual de empréstimos, as objeções aos acordos com o Irã, críticas de autoridades norte-americanas, etc. e na proximidade das eleições nacionais.

Não havia conjunto argentino-brasileiro no Panamá, em questões-chave. O Brasil, cujas definições sem dúvidas estão chamadas a pesar muito nos rumos da América do Sul, chegou relativamente enfraquecido em sua posição como líder regional com aspirações de autonomia, em meio ã recessão econômica e ã debilidade do governo do petista. Dilma se reconciliou com Obama, como indicado na Folha de São Paulo: "após o encontro com Obama, deu ã crise por espionagem [dos Serviços ianques ao governo brasileiro e ã Petrobrás] como superada" e brincou dizendo que se "Obama quer saber algo, vá me chamar por telefone".

A presidenta "enfatizou a vontade de aprofundar as relações e superar as tensões com o país. "Tenho certeza de que seremos capazes de construir outra associação e uma maior do que já temos”. Um dos focos da próxima visita a Washington (30/06) será "a meta do Brasil de reforçar as relações comerciais com os EUA. O Brasil, aliás, tem um déficit comercial de US $ 7,9 bilhões com os EUA e quer aumentar suas exportações neste momento. Os EUA são um importante parceiro comercial, uma vez que compram principalmente fabricados".
Esta é uma das demandas de setores poderosos de empregadores brasileiros, que desejam um novo entendimento com os Estados Unidos.

Não foi Mar del Plata

Na página 12, Telma Luzzani coloca a Cúpula do Panamá na esteira do "Mar del Plata, em 2005, com seu Não ã ALCA foi a articulação. Miami tinha sido afastada e os presidentes praticavam relações carnais. Agora, no Panamá, tornou-se claro que os Estados Unidos já não podem impor, como antes, a sua agenda unilateral". Sem dúvidas, o sentido é inverso. Então, não teria silenciado o eco das revoltas populares que varreram vários dos presidentes neoliberais mais pró-americanos, e os governos de Chávez, Lula e Kirchner estavam no seu ponto mais alto. Bush, cuja estratégia internacional e latino-americana de "unilateralismo" já estava em crise, sofreu uma dura derrota política enquanto ganhavam asas os projetos latino-americanistas. O ciclo reformista regional estava em ascensão e os aliados dos EUA, como o México, foram isolados.

Naturalmente, não voltamos a 1994, quando Bill Clinton começou essas cúpulas como um palco para abordar as semicolônias do hemisfério que supostamente seguiriam disciplinadamente a orientação definida por Washington, mas estamos muito longe de Mar del Plata. No Panamá, a direção geral da seta é oposta, mesmo em meio a tensões e diferenças. Estão tateando uma recomposição das relações entre os Estados Unidos e América Latina e não ã toa a "notícia" foi o encontro Obama-Raul, símbolo da distensão que Washington busca com Cuba.

Os EUA tentam adaptar-se ás condições de sua hegemonia em declínio, mas buscando recuperar terreno econômico, financeiro e político. Obama leva em conta o equilíbrio de forças na América Latina e da crescente presença da China (e, em menor medida, Rússia), na América Latina, mas para explorar a decadência do chavismo e dos governos progressistas, bem como aproveitar a relativa recuperação econômica ianque, em contraste com o período de estagnação que entrou na América Latina.

Com este programa sob o braço Obama foi para o Panamá, e foi mal recebido pela maioria dos participantes, reunidos para ouvir a sua agenda. Havia tanta pressão norteamericana e de seus aliados, como críticas e críticas latino-americanos, mas o espírito de reconciliação prevaleceu.

A cúpula permitiu também constatar que, ante esta estratégia de "retorno dos EUA para a América Latina", está em crise - e estrategicamente ã deriva - a ilusão de um bloco regional independente dos EUA baseado em instituições "autônomas", como a Unasul, e de pronto, apesar de alguns consensos (como a oposição a que os EUA possam fazer sanções e intervenções unilaterais na região), no Panamá foram expressos o pragmatismo e o "cada um pechincha por sua conta", algo que contemplou também a localização diferente da Venezuela e Cuba, cuja estreita aliança apareceu desfocada para além da solidariedade elementar frente ã arrogância ianque.

Há um "diálogo das Américas" em marcha. Assim, o saldo da Cúpula não é tão ruim para os Estados Unidos: abre mais claramente a discussão de uma "nova ordem" regional. Se no próximo período avançar a recomposição das relações e dos negócios em Cuba, assim como desejam completar o processo de paz na Colômbia, que tem Havana por anfitriã e "fiadora" e que na cúpula recebeu um novo impulso de Obama em seu encontro com o presidente Santos. Se isso traz um "encaminhamento" da crise da Venezuela a uma solução "poschavista", além de conseguir um novo entendimento com o Brasil, como o que pode se desenvolver na próxima visita de Dilma para a Casa Branca, o objetivo dos Estados Unidos para recuperar a influência através da "doutrina Obama" de sorrisos e conversas (que obviamente não exclui o conhecido porrete) terá avançado alguns passos.

A possibilidade de uma "nova ordem" de subordinação renegociada ao imperialismo ainda não encontrou a sua "gramática" (dizem analistas do think tank imperialista Stratfor), será demais dizer que existem grandes contradições, no contexto de uma crise capitalista global e da hegemonia imperial que estão longe de ser gerenciáveis, mas a busca é o pano de fundo dos movimentos atuais nas relações entre os EUA e a América Latina, uma de cujas chaves é minar o forte sentimento anti-imperialista entre a população trabalhadora do nosso país. Do Panamá, assim como deste "diálogo", não pode vir nada de bom para os povos do continente.

Notas relacionadas

No hay comentarios a esta nota

Periodicos

  • PTS (Argentina)

  • Actualidad Nacional

    MTS (México)

  • EDITORIAL

    LTS (Venezuela)

  • DOSSIER : Leur démocratie et la nôtre

    CCR NPA (Francia)

  • ContraCorriente Nro42 Suplemento Especial

    Clase contra Clase (Estado Español)

  • Movimento Operário

    MRT (Brasil)

  • LOR-CI (Bolivia) Bolivia Liga Obrera Revolucionaria - Cuarta Internacional Palabra Obrera Abril-Mayo Año 2014 

Ante la entrega de nuestros sindicatos al gobierno

1° de Mayo

Reagrupar y defender la independencia política de los trabajadores Abril-Mayo de 2014 Por derecha y por izquierda

La proimperialista Ley Minera del MAS en la picota

    LOR-CI (Bolivia)

  • PTR (Chile) chile Partido de Trabajadores Revolucionarios Clase contra Clase 

En las recientes elecciones presidenciales, Bachelet alcanzó el 47% de los votos, y Matthei el 25%: deberán pasar a segunda vuelta. La participación electoral fue de solo el 50%. La votación de Bachelet, representa apenas el 22% del total de votantes. 

¿Pero se podrá avanzar en las reformas (cosméticas) anunciadas en su programa? Y en caso de poder hacerlo, ¿serán tales como se esperan en “la calle”? Editorial El Gobierno, el Parlamento y la calle

    PTR (Chile)

  • RIO (Alemania) RIO (Alemania) Revolutionäre Internationalistische Organisation Klasse gegen Klasse 

Nieder mit der EU des Kapitals!

Die Europäische Union präsentiert sich als Vereinigung Europas. Doch diese imperialistische Allianz hilft dem deutschen Kapital, andere Teile Europas und der Welt zu unterwerfen. MarxistInnen kämpfen für die Vereinigten Sozialistischen Staaten von Europa! 

Widerstand im Spanischen Staat 

Am 15. Mai 2011 begannen Jugendliche im Spanischen Staat, öffentliche Plätze zu besetzen. Drei Jahre später, am 22. März 2014, demonstrierten Hunderttausende in Madrid. Was hat sich in diesen drei Jahren verändert? Editorial Nieder mit der EU des Kapitals!

    RIO (Alemania)

  • Liga de la Revolución Socialista (LRS - Costa Rica) Costa Rica LRS En Clave Revolucionaria Noviembre Año 2013 N° 25 

Los cuatro años de gobierno de Laura Chinchilla han estado marcados por la retórica “nacionalista” en relación a Nicaragua: en la primera parte de su mandato prácticamente todo su “plan de gobierno” se centró en la “defensa” de la llamada Isla Calero, para posteriormente, en la etapa final de su administración, centrar su discurso en la “defensa” del conjunto de la provincia de Guanacaste que reclama el gobierno de Daniel Ortega como propia. Solo los abundantes escándalos de corrupción, relacionados con la Autopista San José-Caldera, los casos de ministros que no pagaban impuestos, así como el robo a mansalva durante los trabajos de construcción de la Trocha Fronteriza 1856 le pusieron límite a la retórica del equipo de gobierno, que claramente apostó a rivalizar con el vecino país del norte para encubrir sus negocios al amparo del Estado. martes, 19 de noviembre de 2013 Chovinismo y militarismo en Costa Rica bajo el paraguas del conflicto fronterizo con Nicaragua

    Liga de la Revolución Socialista (LRS - Costa Rica)

  • Grupo de la FT-CI (Uruguay) Uruguay Grupo de la FT-CI Estrategia Revolucionaria 

El año que termina estuvo signado por la mayor conflictividad laboral en más de 15 años. Si bien finalmente la mayoría de los grupos en la negociación salarial parecen llegar a un acuerdo (aún falta cerrar metalúrgicos y otros menos importantes), los mismos son un buen final para el gobierno, ya que, gracias a sus maniobras (y las de la burocracia sindical) pudieron encausar la discusión dentro de los marcos del tope salarial estipulado por el Poder Ejecutivo, utilizando la movilización controlada en los marcos salariales como factor de presión ante las patronales más duras que pujaban por el “0%” de aumento. Entre la lucha de clases, la represión, y las discusiones de los de arriba Construyamos una alternativa revolucionaria para los trabajadores y la juventud

    Grupo de la FT-CI (Uruguay)