FT-CI

GREVE DA USP

Em dia histórico, trabalhadores da USP fecham a universidade inteira e Fábio Hideki é libertado

07/08/2014

Em dia histórico, trabalhadores da USP fecham a universidade inteira e Fábio Hideki é libertado

Diante da intransigência da Reitoria da USP cortando os salários dos trabalhadores em greve, só havia uma resposta: radicalizar. Os trabalhadores da USP lançaram mão dos métodos da classe operária, como os piquetes, mas dessa vez em formato inédito na universidade: um trancaço total da USP, dos três portões principais e dos portões menores de pedestres, mantendo aberto apenas a entrada do Hospital Universitário, bem como liberando entrada das Ambulà¢ncias por qualquer portão. Além disso, foi garantido pelo movimento grevista a liberação dos ônibus das crianças da Escola de Aplicação que fariam excursão neste mesmo dia.

Nem a Reitoria nem o governo esperavam estas medidas. Porque já nas férias apostavam no cansaço e na dispersão frente ã Copa Mundial. Mas a greve se manteve firme e diante do corte de salário, apesar do impacto concreto na vida de cada trabalhador, a resposta foi uma: Não tem arrego! Numa ação organizada pelos trabalhadores, com apoio dos estudantes e também de trabalhadores de outras categorias, a USP parou por completo aparecendo em toda a imprensa. As bandeiras que levantamos foram de rechaço ao corte de ponto, exigência de abertura de negociação e liberdade imediata para Fábio Hideki. Apesar do enorme cansaço dos trabalhadores que além de estarem bancando um piquete-acampamento no prédio da Reitoria, chegaram cedo para organizar o trancaço, a concentração que estava no Portão 1 saiu em passeata pela Avenida Vital Brasil e pela Avenida Corifeu de Azevedo Marques chegando de encontro, de forma emocionante, com a concentração de trabalhadores no Portão 3, e dali seguindo pela Avenida Politécnica para o Portão 2, encontrando a terceira concentração de trabalhadores. Os 3 piquetes se juntaram num grande e emocionante ato.

Poucos minutos depois de finalizado o ato, recebemos a notícia da libertação de Fábio, uma das bandeiras que levantamos hoje durante todo o dia. Com muitas lágrimas de alegria, os trabalhadores da USP gritavam por Fábio, emocionados de poder receber de volta nosso companheiro de trabalho e de luta. A prisão de Fábio se tornou insustentável depois da apuração dos materiais encontrados (forjadamente) na sua mochila, com laudos que indicam não se tratar de explosivos. Nesta sexta-feira os trabalhadores e estudantes da USP organizam, juntos, a festa “Contra o arrocho não tem arrego” que será um momento de confraternização comemorando a libertação de Fábio mas também o sucesso de nossa ação. Ao mesmo tempo é um momento de fortalecimento da greve unificada com estudantes e professores, uma aliança que pode mudar os rumos do movimento e colocar em risco os interesses eleitorais que também estão por trás das ações do Reitor Zago.

Hoje, a Reitoria em medida desesperada tentou ensaiar um tipo de “locaute patronal” orientando todas as unidades a evacuarem os prédios por conta de um suposto trancaço ás 17h que prenderia todos os trabalhadores dentro da USP, que só mostra que o Reitor já perdeu o controle da situação e inventando mentiras. Vale ressaltar que, além do trancaço de todos os portões, essa ação ocorreu justamente no dia em que haveria a Feira de Profissões da USP, uma espécie de “cartão de visitas” da universidade para vender um “sonho de vida” ã milhares de jovens que em seguida serão barrados, na sua maioria, pelo filtro social do vestibular. Os trabalhadores da USP perguntam: profissões para quem? É preciso que o conjunto da população também enxergue em nossa luta a bandeira da educação pública, gratuita e de qualidade, que só poderá se dar acabando com o vestibular, lutando por mais verbas para a educação – com abertura dos livros de contabilidade – e organizando uma Estatuinte Livre e Soberana que acabe com o poder atual da universidade – concentrado no Reitor e no Conselho Universitário – e coloque os rumos da universidade nas mãos dos trabalhadores, professores e estudantes, conformando um governo tripartite com maioria estudantil.

As próximas semanas se tornam momentos decisivos para a greve em seu conjunto, e mais do que nunca é necessário aprofundar toda a campanha de solidariedade aos trabalhadores da USP, aportando para o fundo de greve que buscará ajudar os companheiros com corte de ponto, mas também trazendo apoio político para as próximas manifestações, como o ato unificado do dia 14/08 que deverá ser uma ação ainda mais contundente do que o trancaço de hoje.

Notas relacionadas

No hay comentarios a esta nota

Periodicos

  • PTS (Argentina)

  • Actualidad Nacional

    MTS (México)

  • EDITORIAL

    LTS (Venezuela)

  • DOSSIER : Leur démocratie et la nôtre

    CCR NPA (Francia)

  • ContraCorriente Nro42 Suplemento Especial

    Clase contra Clase (Estado Español)

  • Movimento Operário

    MRT (Brasil)

  • LOR-CI (Bolivia) Bolivia Liga Obrera Revolucionaria - Cuarta Internacional Palabra Obrera Abril-Mayo Año 2014 

Ante la entrega de nuestros sindicatos al gobierno

1° de Mayo

Reagrupar y defender la independencia política de los trabajadores Abril-Mayo de 2014 Por derecha y por izquierda

La proimperialista Ley Minera del MAS en la picota

    LOR-CI (Bolivia)

  • PTR (Chile) chile Partido de Trabajadores Revolucionarios Clase contra Clase 

En las recientes elecciones presidenciales, Bachelet alcanzó el 47% de los votos, y Matthei el 25%: deberán pasar a segunda vuelta. La participación electoral fue de solo el 50%. La votación de Bachelet, representa apenas el 22% del total de votantes. 

¿Pero se podrá avanzar en las reformas (cosméticas) anunciadas en su programa? Y en caso de poder hacerlo, ¿serán tales como se esperan en “la calle”? Editorial El Gobierno, el Parlamento y la calle

    PTR (Chile)

  • RIO (Alemania) RIO (Alemania) Revolutionäre Internationalistische Organisation Klasse gegen Klasse 

Nieder mit der EU des Kapitals!

Die Europäische Union präsentiert sich als Vereinigung Europas. Doch diese imperialistische Allianz hilft dem deutschen Kapital, andere Teile Europas und der Welt zu unterwerfen. MarxistInnen kämpfen für die Vereinigten Sozialistischen Staaten von Europa! 

Widerstand im Spanischen Staat 

Am 15. Mai 2011 begannen Jugendliche im Spanischen Staat, öffentliche Plätze zu besetzen. Drei Jahre später, am 22. März 2014, demonstrierten Hunderttausende in Madrid. Was hat sich in diesen drei Jahren verändert? Editorial Nieder mit der EU des Kapitals!

    RIO (Alemania)

  • Liga de la Revolución Socialista (LRS - Costa Rica) Costa Rica LRS En Clave Revolucionaria Noviembre Año 2013 N° 25 

Los cuatro años de gobierno de Laura Chinchilla han estado marcados por la retórica “nacionalista” en relación a Nicaragua: en la primera parte de su mandato prácticamente todo su “plan de gobierno” se centró en la “defensa” de la llamada Isla Calero, para posteriormente, en la etapa final de su administración, centrar su discurso en la “defensa” del conjunto de la provincia de Guanacaste que reclama el gobierno de Daniel Ortega como propia. Solo los abundantes escándalos de corrupción, relacionados con la Autopista San José-Caldera, los casos de ministros que no pagaban impuestos, así como el robo a mansalva durante los trabajos de construcción de la Trocha Fronteriza 1856 le pusieron límite a la retórica del equipo de gobierno, que claramente apostó a rivalizar con el vecino país del norte para encubrir sus negocios al amparo del Estado. martes, 19 de noviembre de 2013 Chovinismo y militarismo en Costa Rica bajo el paraguas del conflicto fronterizo con Nicaragua

    Liga de la Revolución Socialista (LRS - Costa Rica)

  • Grupo de la FT-CI (Uruguay) Uruguay Grupo de la FT-CI Estrategia Revolucionaria 

El año que termina estuvo signado por la mayor conflictividad laboral en más de 15 años. Si bien finalmente la mayoría de los grupos en la negociación salarial parecen llegar a un acuerdo (aún falta cerrar metalúrgicos y otros menos importantes), los mismos son un buen final para el gobierno, ya que, gracias a sus maniobras (y las de la burocracia sindical) pudieron encausar la discusión dentro de los marcos del tope salarial estipulado por el Poder Ejecutivo, utilizando la movilización controlada en los marcos salariales como factor de presión ante las patronales más duras que pujaban por el “0%” de aumento. Entre la lucha de clases, la represión, y las discusiones de los de arriba Construyamos una alternativa revolucionaria para los trabajadores y la juventud

    Grupo de la FT-CI (Uruguay)