PTS- Argentina
Frente a morte do companheiro Leopoldo Denaday
21/03/2011
Na manhã dessa segunda um trágico acidente de carro na província de Mendoza, Argentina, tirou a vida de nosso companheiro Leopoldo Denaday, integrante do CEPRODH (Centro de Profissionais de Direitos Humanos) e destacado militante do PTS(organização irmã da LER-QI), de Neuquén. No mesmo acidente Mirta de Fernández também faleceu e nossa companheira Ivana Dal Bianco ficou ferida.
Neste momento, uma delegação de companheiros de nosso partido, junto a integrantes do Sindicato Ceramista de Neuquén, organização da qual era advogado, estão saindo junto a familiares e amigos em direção ã cidade de San Rafael, onde se encontra internada a companheira Dal Bianco.
Leopoldo se iniciou na militancia política revolucionária muito jovem, quando começava a cursar Direito na Universidade de Buenos Aires. Neste anos de degradação social e cultural imposto pelo menemismo, enquanto os jovens optavam pelo “salve-se quem puder” e o individualismo mais mesquinho, decidiu por seus conhecimentos, sua energia, e a sua profissão, a serviço da causa dos trabalhadores e do povo. Compartilhamos com ele intensas jornadas de militância, que se multiplicaram quando os operários e operárias de Zanon tomaram e puseram a fábrica para produzir, lutando contra a patronal, a burocracia vendida, e a repressão do Estado.
Como advogado trabalhista interveio em inumeráveis causas nas quais defendeu os interesses dos trabalhadores, obtendo sentenças que foram históricas para a defesa dos direitos operários, como aquela em favor da reincoporação e do reconhecimento como delegada de fato de uma trabalhadora da Textil Pastora, entre outros.
Junto a Ivana Dal Biano, Natalia Hormazábal e Mariano Pedrero estava participando ativamente do combate pelo CEPRODH nas causas contra os genocidas da região, lutando pela prisão comum e efetiva, para todos os genocidas.
A partir da regional de Neuquen do PTS e seus companheiros de militância de todo o país, acompanhamos a sua companheira Ivana Dal Bianco e seus familiares neste duríssimo momento e rendemos homenagem ã sua militância revolucionária, e sua dedicação ã causa dos trabalhadores e do povo. Sua história de militância é um exemplo para os jovens, intelectuais, trabalhadores e profissionais que, como ele, não se resignam ante a miséria a que nos querem condenar esta sociedade de exploração.
PTS
Partido de los Trabajadores Socialistas
Belgrano 1072 -Neuquén
A Diretoria do Sindicato de Trabalhadores da Universidade de São Paulo (Sintusp) vem transmitir os sentimentos de solidariedade e render homenagem ã Leopoldo Denaday, destacado militante do Partido dos Trabalhadores Socialistas (PTS, organização irmã da LER-QI na Argentina) e advogado que lutou ao lado dos trabalhadores e trabalhadoras de Zanon, e que faleceu hoje em um trágico acidente de carro, onde faleceu também Mirta de Fernández e ficou ferida Ivana Dal Bianco, também militante do PTS. Transmitimos ao PTS, ã companheira Ivana, aos familiares das vítimas e aos trabalhadores e trabalhadoras de Zanon a nossa tristeza diante da morte deste jovem revolucionário que fez parte do que para nós do Sintusp é e sempre será um grande exemplo de luta como foram as batalhas de Zanon. Ao companheiro Leopoldo, desde o Brasil, desde a USP, gritamos: Presente, sempre!
Diretoria do Sindicato de Trabalhadores da USP
Escrito no dia 14 de março de 2011