FT-CI

Estado Espanhol

Nos fusionamos com uma jovem organização

15/03/2006

Nos fusionamos com uma jovem organização

Por Susana y Salvador

Clase contra Clase é uma organização revolucionária que nasce em Dezembro de 2005 no Estado Espanhol, fruto de uma ruptura de Nuevo Claridad. Trata-se de um grupo de companheiros jovens que vínhamos oferecendo resistência ao giro ã direita desta corrente, integrada política e organizativamente no projeto reformista dec IU desde 1993.

Em fevereiro de 2005 um grupo de companheiros do Estado Espanhol entramos em contato com a FT-CI através de seu grupo na Bolívia (LOR-CI), após ter analisado sua política e compará-la com as de outros grupos trotskistas em relação ao ascenso de massas que este país vive desde 2000. Neste momento estávamos integrados em NC, .uma organização proveniente do El Militante, que nos últimos anos tem sofrido um processo de adaptação própria do grantismo.

Conformávamos uma ala resistente ao giro ã direita de nossos antigos companheiros, que se materializava nas lutas políticas contra a adaptação política e orgânica a IU, e o conseqüente abandono de posições revolucionárias e da tarefa de construção de uma organização de quadros. NC é uma organização centrista em um constante giro ã direita que a aproxima do reformismo, seu programa é de pontos máximos e mínimos, abandonando assim o Programa de Transição e o trotskismo, que já renegam oficialmente.
Assim, se negam a manter contatos com outros grupos que se reclamam do marxismo revolucionário, tanto no Estado Espanhol como no resto do mundo. Isto os leva a uma visão estreitamente nacional, o que culmina em sua prática de renunciar ao internacionalismo e ã teoria da revolução permanente.

A partir da viagem de Javo Ferreira (dirigente da LOR-CI) a nosso país começamos um contato muito fluido com a FT-CI, que se consolidou com nossa participação na III Conferência da FT-CI em abril de 2005 em Buenos Aires, na qual participaram companheiros dos distintos grupos (Clase contra Clase do Chile, LOR-CI da Bolívia, LTS do México, LER-QI do Brasil, JIR da Venezuela, PTS da Argentina e companheiros da França, Grã-Bretanha, Alemanha e do Estado Espanhol).

Através de distintas discussões chegamos a importantes acordos: a caracterização da situação mundial; e da União Européia e o programa dos marxistas revolucionários para seus distintos países (imperialistas e semi-coloniais).
A caracterizarão dos governos surgidos como mediações para frear os processos de luta de classes, da qual se deriva a intervenção nos processos mais desenvolvidos como o boliviano e o venezuelano. A política don PTS para o movimento operário, entendendo a classe operária como o sujeito revolucionário e não se deixando arrastar pelas tendências ao piqueterismo de forma oportunista (como fizeram outros grupos da esquerda argentina como o PO ou o MST, construindo-se com base de um movimento clientelar que questiona os subsídios do Estado).

A estratégia soviética que pudemos ver materializada na intervenção do PTS no movimento operário, impulsionando a auto-organização dos trabalhadores para recuperar suas organizações de base e sindicatos em mãos da burocracia e a criação de correntes classistas e combativas que tendam ã revolução. O exemplo de Zanon ou Brukman foram os que mais nos causou impacto. A importância que é dada ã elaboração teórica, que se demonstra no impulso do IPS. Neste ponto há que ressaltar que esta tarefa é duplamente difícil de realizar em um país semicolonial e mantendo posições trotskistas principistas, o que implica em não contar com nenhuma ajuda do estado burguês, como se passa em países imperialistas.

A partir destes acordos começamos a manter uma prática comum. Esta forma de construção internacional foi outro dos acordos mais importantes. O objetivo estratégico de reconstrução da IV Internacional através dos acordos teóricos e a prática comum com grupos nativos, e não a política do partido mãe que envia seus “embaixadores” para levantar grupos em outros países de forma quase artificial. Uma política de fusões com outros grupos ou alas esquerda que defendam o trotskismo principista em seus materiais e atividade política.

Os acordos e a perspectiva da construção internacional foram um aporte de grande ajuda para dar em melhores condições a batalha política em nossa antiga organização centrista de direita. Este combate ideológico nos levou ã ruptura com Nuevo Claridad em Dezenbro de 2005, sendo o ponto culminante de uma evidencia, que é a distância de nosso projeto revolucionário com a adaptação ao reformismo.

Seguidamente conformamos o grupo Clase contra Clase, junto com outros companheiros do movimento estudantil com os que havia acordo e os companheiros da FT-EI residentes em nosso país. Temos presença em Barcelona e Zaragoza, e pretendemos abrir vias para nos estendermos a outras zonas do estado.

Somos parte do movimento de nosso país através do Sindicato de Estudiantes de Izquierdas, com 11 anos de existência. Estamos levantando o projeto de Escuela Obrera, que pretende reagrupar trabalhadores combativos e anti-burocráticos (com os quais temos entrado em contato nos últimos anos através de suas lutas e do apoio do SEI ás mesmas) com a intenção de impulsionar uma corrente classista nos sindicatos. Para abril abriremos uma Casa Operária e Juvenil com a intenção de agrupar o trabalho do SEI e a Escuela Obrera, assim como a de ser cum centro cultural e de elaboração teórica.

A prática comum com a FT-CI dos últimos meses e os acordos nos levaram ã fusão neste reagrupamento internacional. Tanto a direção da FT como nosso novo grupo consideramos que esta fusão entre uma corrente internacional como a FT(CI) e um grupo nativo do Estado Espanhol é um avanço importante da FT CI na Europa que nos posiciona em melhor medida para lutar pela reconstrução da IV Internacional contra as grandes correntes centristas do velho continente.

  • TAGS
Notas relacionadas

No hay comentarios a esta nota

Periodicos

  • PTS (Argentina)

  • Actualidad Nacional

    MTS (México)

  • EDITORIAL

    LTS (Venezuela)

  • DOSSIER : Leur démocratie et la nôtre

    CCR NPA (Francia)

  • ContraCorriente Nro42 Suplemento Especial

    Clase contra Clase (Estado Español)

  • Movimento Operário

    MRT (Brasil)

  • LOR-CI (Bolivia) Bolivia Liga Obrera Revolucionaria - Cuarta Internacional Palabra Obrera Abril-Mayo Año 2014 

Ante la entrega de nuestros sindicatos al gobierno

1° de Mayo

Reagrupar y defender la independencia política de los trabajadores Abril-Mayo de 2014 Por derecha y por izquierda

La proimperialista Ley Minera del MAS en la picota

    LOR-CI (Bolivia)

  • PTR (Chile) chile Partido de Trabajadores Revolucionarios Clase contra Clase 

En las recientes elecciones presidenciales, Bachelet alcanzó el 47% de los votos, y Matthei el 25%: deberán pasar a segunda vuelta. La participación electoral fue de solo el 50%. La votación de Bachelet, representa apenas el 22% del total de votantes. 

¿Pero se podrá avanzar en las reformas (cosméticas) anunciadas en su programa? Y en caso de poder hacerlo, ¿serán tales como se esperan en “la calle”? Editorial El Gobierno, el Parlamento y la calle

    PTR (Chile)

  • RIO (Alemania) RIO (Alemania) Revolutionäre Internationalistische Organisation Klasse gegen Klasse 

Nieder mit der EU des Kapitals!

Die Europäische Union präsentiert sich als Vereinigung Europas. Doch diese imperialistische Allianz hilft dem deutschen Kapital, andere Teile Europas und der Welt zu unterwerfen. MarxistInnen kämpfen für die Vereinigten Sozialistischen Staaten von Europa! 

Widerstand im Spanischen Staat 

Am 15. Mai 2011 begannen Jugendliche im Spanischen Staat, öffentliche Plätze zu besetzen. Drei Jahre später, am 22. März 2014, demonstrierten Hunderttausende in Madrid. Was hat sich in diesen drei Jahren verändert? Editorial Nieder mit der EU des Kapitals!

    RIO (Alemania)

  • Liga de la Revolución Socialista (LRS - Costa Rica) Costa Rica LRS En Clave Revolucionaria Noviembre Año 2013 N° 25 

Los cuatro años de gobierno de Laura Chinchilla han estado marcados por la retórica “nacionalista” en relación a Nicaragua: en la primera parte de su mandato prácticamente todo su “plan de gobierno” se centró en la “defensa” de la llamada Isla Calero, para posteriormente, en la etapa final de su administración, centrar su discurso en la “defensa” del conjunto de la provincia de Guanacaste que reclama el gobierno de Daniel Ortega como propia. Solo los abundantes escándalos de corrupción, relacionados con la Autopista San José-Caldera, los casos de ministros que no pagaban impuestos, así como el robo a mansalva durante los trabajos de construcción de la Trocha Fronteriza 1856 le pusieron límite a la retórica del equipo de gobierno, que claramente apostó a rivalizar con el vecino país del norte para encubrir sus negocios al amparo del Estado. martes, 19 de noviembre de 2013 Chovinismo y militarismo en Costa Rica bajo el paraguas del conflicto fronterizo con Nicaragua

    Liga de la Revolución Socialista (LRS - Costa Rica)

  • Grupo de la FT-CI (Uruguay) Uruguay Grupo de la FT-CI Estrategia Revolucionaria 

El año que termina estuvo signado por la mayor conflictividad laboral en más de 15 años. Si bien finalmente la mayoría de los grupos en la negociación salarial parecen llegar a un acuerdo (aún falta cerrar metalúrgicos y otros menos importantes), los mismos son un buen final para el gobierno, ya que, gracias a sus maniobras (y las de la burocracia sindical) pudieron encausar la discusión dentro de los marcos del tope salarial estipulado por el Poder Ejecutivo, utilizando la movilización controlada en los marcos salariales como factor de presión ante las patronales más duras que pujaban por el “0%” de aumento. Entre la lucha de clases, la represión, y las discusiones de los de arriba Construyamos una alternativa revolucionaria para los trabajadores y la juventud

    Grupo de la FT-CI (Uruguay)