FT-CI

Crise Econômica

O FED - Banco Central dos EUA- tenta evitar um crack

17/03/2008

O FED - Banco Central dos EUA- tenta evitar um crack

Bear Stearns, o quinto banco de investimento especializado em bônus mais importante dos EUA, que estava ã beira da falência teve que ser resgatado pela Reserva Federal de Nova York, para o qual contou com a ajuda do banco JP Morgan Chase, que facilitará o acesso a uma linha de financiamento especial. Esta ação por parte da Reserva Federal de Nova York está prevista para casos excepcionais. Invocando a pouco usada provisão agregada Federal Reserve Act em 1932, no pico da Grande Depressão, o Banco Central norte-americano permitiu que a Reserva Federal de Nova York assegurasse uma infusão de dinheiro a Bear Stearbs com a ajuda do banco de investimento JP Morgan Chase [1].

Como banco de investimento, Bear Stearns não tem acesso ã vantagem de desconto que o Banco Central pôs em marcha para amenizar as turbulências financeiras. Por isso a entidade utilizou o JP Morgan Chase como canal para participar no leilào de fundos que acontecerá em 27 de março. Mas na realidade, o que se obteve foi um período de 28 dias de benefícios, e depois disso suas possibilidades de sobrevivência se tornam difíceis, incluindo a possibilidade de que Morgan adquira Bear Stearns a um preço rebaixado. Em outras palavras, a ação da Reserva Federal de Nova York é o mais parecido da tentativa de bancarrota ordenada de tal banco, que ele mesmo se provoque em forma desordenada.

A operação de resgate se realizou um dia depois do colapso do Carlye Capital Corporation, um fundo de investimentos de 22 bilhões de dólares controlados pelo Carlyle Group, uma das mais rentáveis e bem conectadas firmas de capital privado nos EUA. Por sua vez, e como uma mostra das implicações que o colapso da Bear Stearns pode ter, o valor das ações da Ambac Financial Group, o segundo assegurador de bônus do mundo, caíram 93% devido aos estendidos temores de que a companhia não tenha capital suficiente para alcançar a cobrança de seus credores.

Estes elementos mostram, por um lado, a profundidade da crise que golpeia as principais instituições do sistema financeiro norte-americano e confirma, por outro lado, que os extraordinários anúncios três dias antes do Banco Central norte-americano de destinar 400 bilhões de dólares, quase a metade dos fundos de que dispõe, para conceder assistência financeira ás instituições de crédito afetadas pela crise e a aceitar como garantia títulos hipotecários cujo valor de mercado está caindo, foi uma medida desesperada com o objetivo de prevenir a queda de um peso pesado de Wall Street. [2] Se o Bear Stearns fosse forçado a vender seus ativos por um preço muito baixo para obter dinheiro para fazer frente ã demanda de seus credores, o valor de incalculáveis milhões de ativos nas mãos de outras instituições iriam cair, levando a mais cobertura complementar (margin call) [3] dos credores, mais colapsos institucionais, mais pânico vendedor de dívida ou títulos - um círculo vicioso para baixo com a potencialidade de provocar uma crise sistêmica no sistema financeiro capitalista.

Isso foi o que aconteceu precisamente nos anos 30. Mas apesar do respiro temporário para o Bear Stearns não se pode eliminar a probabilidade deste cenário no futuro próximo.

A próxima fase do colapso financeiro: o temor ás grandes bancarrotas

Há que relembrar a crise bancária da Grande Depressão para encontrar um momento no qual o sistema financeiro de conjunto parece próximo do precipício. Disso deriva a desesperada ação de resgate do Banco Central dos EUA. À diferença de outras ações deste tipo como o Continental Illionis em 1984, ou mais recentemente, o gigante hedge fund Long Term Capital Management em 1998 [4], a débâcle do Bear Stearns é mais perigosa. É que sua queda dificilmente poderia ser contida numa situação em que outros bancos, hedge funds, e outras entidades financeiras estão mergulhadas na mesma dívida tóxica: hipotecas subprime, cartões de crédito, empréstimos para automóveis e montanhas de títulos invendáveis do boom de fusões [5].

Assim durante toda a semana vinha circulando nos mercados que Lehman Brothers, que se calcula que tem uma exposição de títulos tóxicos ABS/MBS, estaria tão mal como Bear. No dia 15 de março recebeu uma linha de crédito não assegurada de 40 prestamistas. Isto é, ima operação de salvação privada. Por sua parte, Fannie Mae and Freddie Mac - as respeitadas agências criadas por Rossevelt que tem 60% dos 11 bilhões do mercado hipotecário - estão sob suspeita de crescente incapacidade de cobrança. Seus bônus entraram em queda livre, ameaçando desatar uma nova onda de previsões de perdas dos bancos. Tomemos em conta que não estamos falando de entidades especializadas no segmento subprime, senão das firmes líderes da indústria de crédito hipotecário. (Daí a medida do Banco Central de aceitar seus bônus desvalorizados como colateral).

Bear Stearns foi o primeiro banco a admitir a um ano que vários de seus hedge funds (fundos especulativos) estavam ã beira da liquidação, pela perda de valor de seus ativos vinculados a hipotecas subprime. Mas não se trata de um caso isolado. Outras grandes entidades financeiras de Wall Street poderiam encabeçar uma bancarrota.

Apesar de suas medidas excepcionais, o Banco Central é impotente frente ã crise

Cada vez é mais visível que os esforços do Banco Central dos EUA, ainda apesar de que são sem precedentes por sua escala, provavelmente não serão suficientes para deter a espiral descendente da economia. Não podem frear a queda dos preços das moradias. Tampouco podem prevenir que as dívidas se declarem em default ou que a economia entre em uma recessão severa. Muito pelo contrário. A derrocada do Bear seguramente fará com que o Banco Central dos EUA em sua próxima reunião em 18/3 baixe suas taxas de juros.

Entretanto, o caos financeiro fez com que os bancos não tenham vontade de se arriscar mais, sendo cada vez mais difícil para os negócios contrair empréstimos, com o conseqüente aprofundamento do efeito recessivo na economia que ameaça em se transformar cada vez mais em uma recessão profunda e prolongada, distinta das últimas crise recessiva nos EUA.

Pior ainda, o risco colateral de suas ações se aprofundam enormemente como mostra o colapso do dólar ou a inflação dos preços das matérias-primas e commodities obviamente em relação ã sua cotização em dólares. O fato de que os EUA aposte em sua salvação da crise de crédito debilitando mais ainda sua moeda poderia provocar um dano brutal ao já deteriorado mercado internacional de capitais. A forte depreciação do dólar levou a que se desfizesse em forma massiva do chamado “carry trade” como demonstra a rápida escalada sem final ã vista do yen, que exacerba o desendiviamento já em curso. Não nos esqueçamos que hoje em dia, diferentemente dos anos 30, o dólar é a moeda de reserva mundial. Uma rápida declinação na moeda de reserva cria uma tremenda instabilidade internacional, e pode prejudicar as instituições financeiras de outros países, complicando ainda mais o funcionamento dos mercados de capitais [6].

Cada vez está mais claro que grande parte da bolha das commodities se deve ã especulação e quanto mais o Banco Central se compromete em medidas desesperadas, maior quantidade para os que especulam em commodities. Neste marco, a medida que o galào de gasolina nos EUA ou o preço do pão seguem subindo, a margem de manobra interna do Banco Central se estreita e cresce a hostilidade contra sua ação.

Uma bomba política para o próximo presidente norte-americano

Neste ponto junto ã difícil tarefa de sair do pântano do Iraque e do Afeganistão, provavelmente o maior problema para a próxima administração norte-americana será como salvar o sistema financeiro, a elevada carga que para os cofres públicos que o mesmo significa, e como vender este plano de salvação dos bancos aos trabalhadores, que não receberam nada dos anos de bonanza - enquanto os CEOs das empresas e os super-bilionários alcançam lucros imensos - agora o sistema se presta a socializar suas perdas. Assim, a partir das páginas de Wall Street Journal se discutem opções para salvar os bancos, dentre as quais vai ganhando espaço a idéia de que o governo utilize uma boa parte do dinheiro dos contribuintes para limpar a atual desordem, chegando em algumas propostas ã nacionalização dos grandes bancos, aqueles considerados muito grandes para cair.

As estimativas do tamanho das perdas da atual crise financeira sobem a cada dia. Se a meados do ano passado se considerava que as perdas chegariam a 15 bilhões de dólares, depois 40 bilhões, hoje se considera o piso de 1 trilhão de dólares, inclusive para firmas pouco alarmistas como Goldman Sachs, cujos economistas publicaram uma estimativa ainda maior das possíveis perdas do mercado hipotecário de 500 bilhões de dólares, conjuntamente com 650 bilhões de dólares de outras perdas, um total de 1,156 trihões de dólares [7].

Inclusive Martin Wolf, o economista líder do Financial Times conhecido geralmente por suas posições cautelosas, hoje não estão tão seguros de que não possam se dar os cenários excessivamente pessimistas. E se referindo ás conseqüências destes diz: “Perdas de 2 ou 3 trilhões de dólares descapitalizariam o sistema financeiro. O governo deveria montar um resgate. O meio mais plausível de fazê-lo seria via nacionalização de todas as perdas. Enquanto que o governo dos EUA pode se permitir elevar sua dívida por cima de 20% do seu PIB em função de fazer isso esta decisão teria enormes ramificações. Teríamos algo mais que a maior crise financeira nos EUA desde 1930. Seria um evento político definidor da época”. [8] Neste marco, a politização da crise econômica e financeira pode mudar substancialmente o curso da luta de classes e a relação de forças entre as classes a nível mundial, gerando estalos de conseqüências imprevisíveis para um sistema capitalista em aguda decomposição. É frente a esta perspectiva que nós, revolucionários, temos que nos preparar.

  • NOTAS
    ADICIONALES
  • [1Só os bancos comerciais, as assim chamadas instituições de depósitos, podem tomar empréstimos diretamente da janela de desconto do Banco Central dos EUA. Bear Stearns não é um banco de depósitos e, portanto, o Banco Central teve que recorrer a esta provisão que se aplica quando “existem circunstâncias incomuns e exigentes, e o prestatário é incapaz de assegurar adequadas acomodações creditícias de outras fontes”.

    [2Referindo-se ás operações de resgate por parte do Banco Central, o Wall Street Journal Online escreveu: “O momento da ação mostra a claridade de sua urgência: se Bear pudesse ter se sustentado até 27 de março, poderia ter tomado um empréstimo diretamente do mesmo Banco Central sob o novo programa anunciado justamente na terça-feira”.

    [3É o nível a partir do qual a margem de um investidor é insuficiente para operar, ou seja que um investidor tenha se inserido no mercado de maneira demasiado importante. Em tal caso, uma plataforma ativa o “margin call” isto é, que corta automaticamente todas as suas posições abertas, para proteger seu capital.

    [4O primeiro, afetado pelo fim do boom do petróleo do Texas demandou uma injeção de 4,5 bilhões de dólares. O segundo foi salvo por um clube de bancos sob a guia do Banco Central depois do default da dívida soberana da Rússia.

    [5Isso sem contar as quedas em desgraça de um crescente número de membros do chamado “sistema financeiro na sombra”: os chamados circuitos SIV, os hedge funds, sem falar do mercado de derivados cujo crescimento exponencial para muitos é uma força de evadir o mais mínimo controle das autoridades.

    [6Ademais, a diferença dos anos 30 o contágio do resto do mundo é muito mais rápido. Por exemplo, o UBS suíço sofreu uma perda por hipotecas subprime em uma escala que iguala a Merrill Lynch and Citigroup, devido ã utilização das hipotecas. Para aprofundar sobre isso ver "Crisis y contradicciones del capitalismo del siglo XXI", Juan Chingo, Estrategia Internacional N°24 - www.ft-ci.org.

    [7Digamos que a crise das Sociedades de Poupança e Empréstimo (S&L, por sua sigla em inglês) nos anos 80 custaram ao orçamento norte-americano 120 bilhões de dólares (250 bilhões de dólares de hoje). Um custo de 1 bilhão de dólares é quatro vezes mais alto, uma carga não trivial mesmo para uma grande economia como a dos EUA.

    [8"Going, going, gone: a rising auction of scary scenarios", Financial Times 11/3/2008

Notas relacionadas

No hay comentarios a esta nota

Periodicos

  • PTS (Argentina)

  • Actualidad Nacional

    MTS (México)

  • EDITORIAL

    LTS (Venezuela)

  • DOSSIER : Leur démocratie et la nôtre

    CCR NPA (Francia)

  • ContraCorriente Nro42 Suplemento Especial

    Clase contra Clase (Estado Español)

  • Movimento Operário

    MRT (Brasil)

  • LOR-CI (Bolivia) Bolivia Liga Obrera Revolucionaria - Cuarta Internacional Palabra Obrera Abril-Mayo Año 2014 

Ante la entrega de nuestros sindicatos al gobierno

1° de Mayo

Reagrupar y defender la independencia política de los trabajadores Abril-Mayo de 2014 Por derecha y por izquierda

La proimperialista Ley Minera del MAS en la picota

    LOR-CI (Bolivia)

  • PTR (Chile) chile Partido de Trabajadores Revolucionarios Clase contra Clase 

En las recientes elecciones presidenciales, Bachelet alcanzó el 47% de los votos, y Matthei el 25%: deberán pasar a segunda vuelta. La participación electoral fue de solo el 50%. La votación de Bachelet, representa apenas el 22% del total de votantes. 

¿Pero se podrá avanzar en las reformas (cosméticas) anunciadas en su programa? Y en caso de poder hacerlo, ¿serán tales como se esperan en “la calle”? Editorial El Gobierno, el Parlamento y la calle

    PTR (Chile)

  • RIO (Alemania) RIO (Alemania) Revolutionäre Internationalistische Organisation Klasse gegen Klasse 

Nieder mit der EU des Kapitals!

Die Europäische Union präsentiert sich als Vereinigung Europas. Doch diese imperialistische Allianz hilft dem deutschen Kapital, andere Teile Europas und der Welt zu unterwerfen. MarxistInnen kämpfen für die Vereinigten Sozialistischen Staaten von Europa! 

Widerstand im Spanischen Staat 

Am 15. Mai 2011 begannen Jugendliche im Spanischen Staat, öffentliche Plätze zu besetzen. Drei Jahre später, am 22. März 2014, demonstrierten Hunderttausende in Madrid. Was hat sich in diesen drei Jahren verändert? Editorial Nieder mit der EU des Kapitals!

    RIO (Alemania)

  • Liga de la Revolución Socialista (LRS - Costa Rica) Costa Rica LRS En Clave Revolucionaria Noviembre Año 2013 N° 25 

Los cuatro años de gobierno de Laura Chinchilla han estado marcados por la retórica “nacionalista” en relación a Nicaragua: en la primera parte de su mandato prácticamente todo su “plan de gobierno” se centró en la “defensa” de la llamada Isla Calero, para posteriormente, en la etapa final de su administración, centrar su discurso en la “defensa” del conjunto de la provincia de Guanacaste que reclama el gobierno de Daniel Ortega como propia. Solo los abundantes escándalos de corrupción, relacionados con la Autopista San José-Caldera, los casos de ministros que no pagaban impuestos, así como el robo a mansalva durante los trabajos de construcción de la Trocha Fronteriza 1856 le pusieron límite a la retórica del equipo de gobierno, que claramente apostó a rivalizar con el vecino país del norte para encubrir sus negocios al amparo del Estado. martes, 19 de noviembre de 2013 Chovinismo y militarismo en Costa Rica bajo el paraguas del conflicto fronterizo con Nicaragua

    Liga de la Revolución Socialista (LRS - Costa Rica)

  • Grupo de la FT-CI (Uruguay) Uruguay Grupo de la FT-CI Estrategia Revolucionaria 

El año que termina estuvo signado por la mayor conflictividad laboral en más de 15 años. Si bien finalmente la mayoría de los grupos en la negociación salarial parecen llegar a un acuerdo (aún falta cerrar metalúrgicos y otros menos importantes), los mismos son un buen final para el gobierno, ya que, gracias a sus maniobras (y las de la burocracia sindical) pudieron encausar la discusión dentro de los marcos del tope salarial estipulado por el Poder Ejecutivo, utilizando la movilización controlada en los marcos salariales como factor de presión ante las patronales más duras que pujaban por el “0%” de aumento. Entre la lucha de clases, la represión, y las discusiones de los de arriba Construyamos una alternativa revolucionaria para los trabajadores y la juventud

    Grupo de la FT-CI (Uruguay)