FT-CI

Com o orçamento de Obama

Os trabalhadores continuarão pagando as guerras e a festa de Wall Street

11/02/2010

No último 1° de fevereiro, o presidente norte-americano Barack Obama apresentou o orçamento fiscal para 2011, que será enviado ao Congresso. As cifras mostram que a economia norte-americana está no vermelho: estima-se que o déficit fiscal para esse ano será de 1,6 bi de dólares, o mais alto desde a Segunda Guerra Mundial, equivalente a 11% do PIB norte-americano, para o próximo ano será de 1,3 bi e, segundo as previsões, não se espera que baixe significativamente até 2012, isto é, se a economia mantiver um crescimento sustentado nos próximos anos, o que de forma alguma está garantido. Essas enormes somas de dinheiro estão destinadas essencialmente a financiar as guerras imperialistas e ao pagamento dos juros da dívida estatal, que passa a mais de 12 bilhões de dólares.

O déficit fiscal foi crescendo durante a presidência de Bush com o aumento dos gastos militares para as guerras e ocupações do Iraque e do Afeganistão, e com os cortes de impostos dos setores mais ricos da população (que continuarão gozando desse privilégio até o fim do ano, quando vence a isenção), e deu um salto com o resgate estatal aos banqueiros de Wall Street e ás indústrias automotivas, que continuou sob o governo de Obama.

Enquanto os grandes bancos recuperaram seus lucros e voltaram a dar prêmios milionários a seus executivos, milhões de postos de trabalho foram destruídos. A taxa oficial de desemprego é de 10%, (a mais alta desde a recessão do começo da década de 80), mas se contarem os subempregados, que contra sua vontade tem um trabalho de meio período, e os que deixaram de procurar emprego, esse número sobe para 17,3% (cerca de 20 milhões de pessoas).

Segundo as previsões do orçamento de Obama, o desemprego baixará apenas para 9,2% para o final do próximo ano e em 2012, todavia se manterá acima de 8%. Isso demonstra que se a economia norte-americana cresceu durante os últimos dois trimestres de 2009, essa recuperação é precária e deveu-se essencialmente ao efeito de distintos pacotes de estímulo ao consumo (como o incentivo para a renovação de veículos que permitiram subir as vendas das automotivas) e a recomposição de inventários das grandes empresas, que além disso, aproveitaram a crise para demitir trabalhadores e aumentar a produtividade.

Como coloca um editorial do New York Times, o problema de Obama é que “a maioria dos norte-americanos não estão vendo a recuperação, o que vêem é um desemprego de 10% e uma crise no mercado imobiliário e, sobretudo, viram como o governo federal resgatou os bancos, as empresas financeiras e as companhias automotivas, enquanto eles continuam esperando que Obama cumpra suas promessas de deter a destruição de postos de trabalho”. (NYT. 20/01/10)

Frente a esse panorama e frente ã derrota do Partido Democrata nas eleições especiais de Massachusetts, que se soma ao desgaste prematuro de seu governo, Obama pretendeu apresentar seu orçamento como uma política ativa frente ao problema do desemprego e, ao mesmo tempo, responder ás preocupações do establishment com o aumento do déficit,- que começam a ver, junto com a dívida estatal, como um problema de seguridade nacional-, propondo um congelamento do gasto público durante os próximos três anos, com exceção dos gastos de defesa e de seguridade, o que implica um corte em mais de 100 programas sociais.

Mas, para além do discurso populista de Obama em sua tentativa de recuperar a base operária e de classe média baixa, e da crítica feroz dos republicanos, para quem os cortes não são suficientes, apenas 100 bilhões de dólares estarão destinados de maneira indireta ao problema do desemprego, sob a forma de corte de impostos ás pequenas empresas que contratem, a designação de uma parte do dinheiro destinado ao salvamento financeiro a bancos comerciais para alentar o crédito ás pequenas empresas e a extensão do pagamento do seguro desemprego, além de empréstimos aos governos de estados que estão quase quebrados, como o da Califórnia.

Essa soma é irrisória se comparada com os mais de 700 bilhões de dólares gastos militares apenas para o ano de 2011, o que inclui o orçamento regular do Pentágono mais 33 bilhões de dólares adicionais para o aumento das tropas no Afeganistão. A direita conservadora, dentro do partido republicano ou fora com o movimento “Tea Party”, está tratando de capitalizar politicamente o descontentamento com Obama, e já pensa em ganhar as eleições para o Congresso. Para a classe trabalhadora, que pôs suas expectativas em Obama, chega a conclusão de que é preciso construir uma alternativa operária independente dos dois partidos da burguesia imperialista americana.

Notas relacionadas

No hay comentarios a esta nota

Periodicos

  • PTS (Argentina)

  • Actualidad Nacional

    MTS (México)

  • EDITORIAL

    LTS (Venezuela)

  • DOSSIER : Leur démocratie et la nôtre

    CCR NPA (Francia)

  • ContraCorriente Nro42 Suplemento Especial

    Clase contra Clase (Estado Español)

  • Movimento Operário

    MRT (Brasil)

  • LOR-CI (Bolivia) Bolivia Liga Obrera Revolucionaria - Cuarta Internacional Palabra Obrera Abril-Mayo Año 2014 

Ante la entrega de nuestros sindicatos al gobierno

1° de Mayo

Reagrupar y defender la independencia política de los trabajadores Abril-Mayo de 2014 Por derecha y por izquierda

La proimperialista Ley Minera del MAS en la picota

    LOR-CI (Bolivia)

  • PTR (Chile) chile Partido de Trabajadores Revolucionarios Clase contra Clase 

En las recientes elecciones presidenciales, Bachelet alcanzó el 47% de los votos, y Matthei el 25%: deberán pasar a segunda vuelta. La participación electoral fue de solo el 50%. La votación de Bachelet, representa apenas el 22% del total de votantes. 

¿Pero se podrá avanzar en las reformas (cosméticas) anunciadas en su programa? Y en caso de poder hacerlo, ¿serán tales como se esperan en “la calle”? Editorial El Gobierno, el Parlamento y la calle

    PTR (Chile)

  • RIO (Alemania) RIO (Alemania) Revolutionäre Internationalistische Organisation Klasse gegen Klasse 

Nieder mit der EU des Kapitals!

Die Europäische Union präsentiert sich als Vereinigung Europas. Doch diese imperialistische Allianz hilft dem deutschen Kapital, andere Teile Europas und der Welt zu unterwerfen. MarxistInnen kämpfen für die Vereinigten Sozialistischen Staaten von Europa! 

Widerstand im Spanischen Staat 

Am 15. Mai 2011 begannen Jugendliche im Spanischen Staat, öffentliche Plätze zu besetzen. Drei Jahre später, am 22. März 2014, demonstrierten Hunderttausende in Madrid. Was hat sich in diesen drei Jahren verändert? Editorial Nieder mit der EU des Kapitals!

    RIO (Alemania)

  • Liga de la Revolución Socialista (LRS - Costa Rica) Costa Rica LRS En Clave Revolucionaria Noviembre Año 2013 N° 25 

Los cuatro años de gobierno de Laura Chinchilla han estado marcados por la retórica “nacionalista” en relación a Nicaragua: en la primera parte de su mandato prácticamente todo su “plan de gobierno” se centró en la “defensa” de la llamada Isla Calero, para posteriormente, en la etapa final de su administración, centrar su discurso en la “defensa” del conjunto de la provincia de Guanacaste que reclama el gobierno de Daniel Ortega como propia. Solo los abundantes escándalos de corrupción, relacionados con la Autopista San José-Caldera, los casos de ministros que no pagaban impuestos, así como el robo a mansalva durante los trabajos de construcción de la Trocha Fronteriza 1856 le pusieron límite a la retórica del equipo de gobierno, que claramente apostó a rivalizar con el vecino país del norte para encubrir sus negocios al amparo del Estado. martes, 19 de noviembre de 2013 Chovinismo y militarismo en Costa Rica bajo el paraguas del conflicto fronterizo con Nicaragua

    Liga de la Revolución Socialista (LRS - Costa Rica)

  • Grupo de la FT-CI (Uruguay) Uruguay Grupo de la FT-CI Estrategia Revolucionaria 

El año que termina estuvo signado por la mayor conflictividad laboral en más de 15 años. Si bien finalmente la mayoría de los grupos en la negociación salarial parecen llegar a un acuerdo (aún falta cerrar metalúrgicos y otros menos importantes), los mismos son un buen final para el gobierno, ya que, gracias a sus maniobras (y las de la burocracia sindical) pudieron encausar la discusión dentro de los marcos del tope salarial estipulado por el Poder Ejecutivo, utilizando la movilización controlada en los marcos salariales como factor de presión ante las patronales más duras que pujaban por el “0%” de aumento. Entre la lucha de clases, la represión, y las discusiones de los de arriba Construyamos una alternativa revolucionaria para los trabajadores y la juventud

    Grupo de la FT-CI (Uruguay)